31.7.13

Sem Limites


A trilha sonora é show. Os efeitos visuais, incríveis. Iluminação e fotografia, coisa de louco. Direção, impecável. O roteiro é divertido, dinâmico, envolvente e intrigante. Um escritor inglório experimenta uma droga nova que estimula o cérebro tornando-o superprodutivo, criativo, rápido e intensamente inteligente. Em poucos dias ele revoluciona sua vida com esta nova motivação e energia. Envolve-se com pessoas perigosas e poderosas. Um rastro de mortes por abstinência e assassinatos é deixado no caminho da desejada e poderosa droga. Entretenimento garantido. 
(02. 10.2011) 

30.7.13

O Homem de Aço

Agora sim. Voltei a ser fã do cara. Filmão, filmaço! O design de Kripton está incrível. A participação dos pais de Kal-El na trama ficou ideal. As intervenções de Lois Lane estão cativantes e ela está linda. O roteiro é baseado no primeiro filme do Superman, é uma refilmagem, uma fabulosa adaptação. Trás todos os elementos do grande filme, não menospreza nossa inteligência e não nos enche de explicações inúteis. A tecnologia alienígena apesar de estranha é perfeitamente aceitável. Os efeitos visuais e especiais estão de tirar o fôlego, e definitivamente, é uma das maiores sequências de pancadaria e destruição do cinema. Empolgante. O roteiro inovou trazendo questões óbvias que se encontravam esquecidas e negligenciadas. Aquela bondade infinita do Super-homem ficou palatável assim como o encantamento recíproco entre Kent e Lois. Cara, o filme ficou bom mesmo! Vale ver e rever, e ver de novo.

Transformers 3 - O Lado Escuro da Lua


As sequências de ação estão cada vez melhores com efeitos irretocáveis e um espetacular desfile de máquinas de todos os tipos. É o suprasumo do que há de melhor em mobilidade e equipamentos de guerra. A dinâmica é a mesma dos filmes anteriores com poucos momentos de letargia e longos trechos de acelerada movimentação. A complexidade dos movimentos de câmera tornam a continuidade um desafio à parte na montagem deste tipo de longa, o que revela dezenas de lapsos e continuísmo que me pareceram, por vezes, propositais de tão esdrúxulos. O protagonista está namorando uma linda moça, muito bem empregada, paparicada pelo patrão enquanto os Autobots estão em missões secretas junto aos militares. Megatron, ainda mazelado, planeja um jeito de trazer a atmosfera terrestre seu planeta, Cybertron. Para isso ele precisa e alguns equipamentos que ficaram isolados no lado escuro da Lua. Optimus é novamente traído por sua grande benevolência enquanto o jovem desempregado protagonista tenta provar ser útil e alguma maneira. Repleto de momentos cômicos e sequências de tirar o fôlego, é um bom entretenimento. Só peca por ser extenso demais e enfraquece o gostinho de quero mais. 
(03.08. 2011) 

29.7.13

Wolverine Imortal

Um roteiro confuso com reviravoltas estranhas e motivações incompreensíveis. O filme tem boas sequências mas é tão bom (ou ruim) quanto o outro filme do Wolverine. Um japonês foi salvo pelo Logan em Nagasaki na hora da famosa bomba. Agora, a beira da morte, o japonês quer tomar para si o poder de cura do herói. Sendo dono da maior indústria de tecnologia do Japão, ele planeja continuar vivendo e comandando suas indústrias. Repleto de tecnologias inexplicadas (e inexplicáveis), com vilões de motivações turvas e ação bem menos violentas do que se esperaria de um 'animal'. O filme é uma miríade desinformação que torna impossível encontrar uma lógica que justifique as ações das personagens. A direção é monótona mas a culpa é do roteiro que obriga exibir cenas explicativas que são na verdade encheção de linguiça. O filme é previsível e o desfecho é uma mongolice. Nada de autêntico.

Capitão América


Uma das coisas mais tocantes nos filmes Marvel é  a participação do criador do Universo Marvel,  Stan Lee. É  possível encontrá-lo em quase todos os filmes em que figuram seus personagens. É legal observar que suas participações vêm se tornando menos discretas e muitas vezes cômicas. Aqui ele é um general com algumas falas e tudo mais. É um filme muito fidedigno e têm efeitos mirabolantes. Por ser uma personagem ultrapatriótica, nunca foi pra mim de grande comoção ou envolvimento, mas o filme tenta não enfatizar este lado (impossível!)  para centrar na idéia de superação humana. Na persistência e perseverança. Um garoto franzino e fracote torna-se um jovem alto e forte, permanecendo inabalável seu senso de justiça e força de caráter. Um general do exército nazista da facção Hidra busca fanaticamente um cubo energético capaz de controlar o poder atômico. Sendo ele mesmo o resultado de experiências anteriores com artefatos semelhantes. O cientista responsável por tal fórmula é agora colaborador do exército americano e testa seu projeto de supersoldados no frágil, porém de espírito obtuso, soldado Steve Rogers. O sucesso da experiência transforma o soldado em capitão em sua primeira missão, mas o assassinato do cientista impede a continuidade do projeto e a reprodução da experiência de sucesso que resultou no Capitão América. Ao Capitão América é imposta a função de exemplo e modelo mediático para atrair mais jovens a vida militar. Somente que quando um grande amigo seu morre em combate, ele se dá conta de poder fazer mais pelo seu país e resolve ir ao front e enfrentar o cabeça da Hydra. 
(03.08. 2011) 

28.7.13

Contágio


Filme chato, sacal, enfadonho. Com uma dinâmica pouco envolvente, uma trilha sonora hipnótica e sonolenta. Direção de cortes bruscos e longas sequências de diálogos vazios. O roteiro tenta ser cult ou político mas torna-se distante e frio. O assunto é  abordado de forma séria alegando as dimensões políticas das decisões que envolvem a produção e a distribuição de vacinas e remédios além das manipulações por parte da mídia. É um filme rico para debate mas não é entretenimento. 
(31.10. 2011) 

27.7.13

Gigantes de Aço

Quem viu 'Falcão - Campeão dos Campeões' com Stallone sentirá um certo dejavú. O roteiro é tão parecido que poderia ser plágio. Os caras aplicaram uma fórmula. Todo o clima, toda dinâmica, todo drama... Só não é uma refilmagem porque deslocaram o foco da ação do ator para a computação gráfica. Um pai distante, parentes agregados abastados, um garoto inteligente e precoce, um esporte e uma historinha pouco convincente.

26.7.13

Invasão do Mundo - A Batalha de Los Angeles

É um bom filme de guerra. Lembra 'Distrito 9' mas é inferior tecnicamente  apesar da superioridade da produção. A direção trêmula e as inserções documentais deixam óbvias as semelhanças. Até a tecnologia alienígena é similar. A diferença é realmente a qualidade e dinâmica da direção, os argumentos fortes e o realismo bem menos inspirados neste que parece apenas mais um cliché blockbuster hollywoodiano. Uma pequena tropa de fuzileiros é encarregada de resgatar civis do meio de uma Los Angeles invadida por alienígenas. Esses heróis militares fazem mais do que o esperado e descobrem o centro de comando alien. Trilha sonora de teor épico, fotografia documental, sustos, dramas e sentimentalismos. Legalzinho!
(05.11. 2011)

25.7.13

O Poderoso Chefão - Trilogia

Produzido por Nicholas Cage (aquele Cage? Não sei... ) A saga é densa. É quase uma novela. Nos moldes de literários de "Cem Anos de Solidão ", mas ambientado no século XX. A Trilogia conta a trajetória de uma personagem que, com base nos seus valores de família, conquista todo poder, glória e fortuna possível às custas de muitas vidas, de ousadia, coragem e firmeza de propósito. Controlando um império e contravenções, prostituição, bebidas, jogos e corrupção (religiosa, econômica, jurídica, legislativa, executiva, enfim, política). Estes filmes arranham todas as possibilidades de explicação histórica para compreendermos porque o mundo é o que é hoje (socialmente, economicamente e politicamente). O filme conta uma história profunda, com trilha sonora icônica e pesado sentimentalismo. Demonstra a transformação que o meio ambiente faz ao homem e o preço que se paga por cada decisão. Fabuloso!
O primeiro filme mostra Don Corleone no auge de seu poder com seus filhos jovens e rivais covardes tentando impor o novo mercado das drogas (especialmente cocaína e heroína). É uma geração do crime se impondo à velha geração. Um conflito ético do banditismo.
O segundo filme exibe duas histórias paralelas: a chegada do pequeno Vito Corleone à América e sua ascensão; e a transmissão do poder do pai ao seu filho caçula (justamente aquele que foi educado para limpar o nome da família ficando fora do mundo do crime).
O terceiro filme expõe o ápice da segunda geração Corleone, o envolvimento da máfia siciliana com o alto clero católico (inclusive na suspeitíssima morte do Papa João Paulo I, aquele que morreu com um mês de papado) e da ascensão do sobrinho - terceira geração - ao poder na organização nos fins da década de 1970. Um momento conturbado o submundo do crime, com novas facções, novas drogas, novas armas, novas leis e procedimentos...
(24.12.2011)

24.7.13

Super 8

Na década de 1970,numa pequena cidade do interior californiano, uma turma de pré-adolescentes filmam em Super-8 uma história trash sobre zumbis quando presenciam um acidente de trem cuja carga misteriosa é de propriedade da força aérea americana. Um alienígena mantido a alguns anos sob a guarda do Governo tenta retornar ao seu planeta e após escapar do acidente ferroviário se dispõe a matar todos em seu caminho. Um suspense de ficção engraçado e envolvente  com boa trilha sonora, bons efeitos visuais, fotografia mediana e bom roteiro.
(05.11. 2011)

23.7.13

Gengis Khan

Com uma narrativa peculiar o filme conta as frustrações, ambições e estratégias militares de um jovem orgulhoso e arrogante. A direção permite saltos narrativos e lapsos de tempo incomuns para os padrões ocidentais. Lindamente produzido, destaca-se a estética fotográfica de toda película que celebra com lindos takes, verdadeiras pinturas panorâmicas paisagísticas. A fé católica é trabalhada no roteiro de forma intromissória e a dicotomia entre crenças xamânicas e um deus único é abordada frequentemente sem profundidade. A trilha sonora é épica e no todo é um filme monótono. Curioso.
(05.11. 2011)

22.7.13

Nascido para Matar

Trilha sonora original e intensa. Os argumentos são tão crus que chegam a ser engraçados. O filme aborda a realidade da guerra sem questionamentos. Ele exibe com crueza o treinamento militar de modo quase caricato. O senso de humor militar é explicitado de maneira fidedigna. Um grupo de fuzileiros é treinado para tornar-se um grupo de assassinos frios. O filme mostra a trajetória de alguns desses fuzileiros alguns sobrevivem e outros morrem no percurso do treinamento ao dia-a-dia no campo de batalha no Vietnam, onde americanos aliados aos vietnamitas (sul) enfrentam separadamente os vietcongs (norte). Cenas fortes de violência, sequências de batalhas assustadoras, além de lapsos de fatos curiosos e adaptações culturais e mentais que só a guerra propicia. Um clássico assinado por Stanley Kubrick.

21.7.13

Os Agentes do Destino

Filme complicado. Um casal não pode ficar junto de jeito nenhum. Eles vão enfrentar os poderosos agentes do destino que tentarão impedir a todo custo o romance e as consequências dele. É uma ficção científica com tecnologia estranha e anacrônica, com portais abertos por chapéus e outras esquisitices. (04. 10.2011)

Conan, o Bárbaro (2011)


Tosquera. Da atuação ao roteiro. Da direção à fotografia. Da cenografia aos efeitos especiais. Do figurino à argumentação. Nada se salva. Que porra é essa?! É filme B de quinta categoria. É um atentado a um mito. Nem a espada se salva. Salvam-se unicamente os peitinhos gratuitos das garotas na taverna e a beleza da coadjuvante. A falta de carisma do ator protagonista é agonizante. Putz! O pior filme do ano. É como se os produtores nunca houvessem lido ou ouvido falar na "Espada Selvagem de Conan". 
(26.09. 2011)

Vips

Wagner Moura é o bambambam do cinema nacional mesmo. Este é um filme baseado em fatos e personagens reais sendo uma livre adaptação da realidade. Categorizado como drama psicológico, ele exibe alguns momentos da vida de um farsante ousado e talentoso (ao estilo "Prenda-me Se For Capaz") que assumiu diversas personalidades para alcançar seu objetivo, que era definir sua própria identidade. Então, um jovem 'looser' ambiciona tornar-se piloto de avião. Tem oportunidade de virar piloto clandestino para o tráfico internacional de drogas e armas. É preso e quando solto faz-se passar por um poderoso empresário do ramo da aviação. É novamente preso, quando assume uma nova persona: integrante da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Um filme divertido, com dinâmica envolvente e locações interessantes.

Senna


Quase totalmente em inglês. Documentário com cenas reais retratando a trajetória do mitológico Airton Senna na Fórmula 1. Com raras cenas de bastidores da Fórmula 1, exposição das motivações e influências políticas deste circo esportivo. Faltou sensibilidade. É um documento frio, pouco envolvente a despeito do extremo carisma de Senna. A direção não espelha  a dimensão emocional que sempre acompanhou o piloto. É um documentário fraco, bem abaixo dos padrões técnicos atuais. Tenta ser clássico mas é pífio. Senna merece mais. Não me comovi nem me identifiquei com este modelo de exibição. É quase uma montagem caseira, amadora e pobre.  
(08. 10.2011) 

20.7.13

Os Vampiros Que Se Mordam

Paródia pastelão de Crepúsculo. Eles aproveitaram toda narrativa e incrementaram com peidos e babas. Violência exagerada e explícita com textos absurdos e situações sem sentido. É engraçado mas é cliché total. É dirigido com capricho e tem fotografia similar ao original. A trilha sonora é parte importante do filme e é usada para reforçar as mais diversas situações. Os efeitos especiais e visuais não decepcionam e não surpreendem. Não saberia avaliar as atuações, mas de um modo geral, eu gostei. Os textos são cheios de referências a seriados de TV, bandas pop, livros e autores da moda e outras coisas. É um filme legal pra assistir com uma turma de amigos, especialmente se tiverem

Aprendiz de Feiticeiro


Com Nicholas Cage. Uma comédia adolescente bem legal. Ótimas sequências de magia, texto com tiradas engraçadas e um visual envolvente. A mil anos Merlin, O Mago,  foi morto por uma bruxa ao ser traído por um dos seus três aprendizes. Os outros dois aprisionaram a bruxa numa boneca russa,  porém um deles ficou preso com ela. Ficou para o mago Baltazar restante o dever de encontrar o primeiro merliniano, o único que seria capaz de vencer a bruxa maldita. Mil anos se passaram e Baltazar encontra acidentalmente em Nova York essa pessoa, um jovem, nerd, estudante de física, que faz experimentos malucos com base em teorias de Tesla (interessante constatar a associação que fazem entre os experimentos de Nicholas Tesla e as artes mágicas, este é o terceiro filme que assisto que faz esta relação). Tesla criou a tecnologia que permite o rádio e a eletricidade. Com muitos efeitos especiais, situações cômicas e algum romance, o filme diverte bem. 
(25.11.2011) 

11.7.13

Pierre Fatumbi Verger - Mensageiro entre dois mundos

Comovente. Gilberto Gil percorre os caminhos traçados por Verger para criar as conexões entre o Candomblé no Brasil e na África. Entrevista pessoas que conviveram com ele no mundo da arte,  da ciência e da religião. Musicalmente inédito, com fotografia impecável e direção fluida e inteligente.

007 Os Diamantes são Eternos

A quantidade de elementos tecnopolíticos internacionais é surpreendente e assustadora. A qualidade da produção em efeitos visuais e tecnologia são uma sumidade para a época. Este filme é  de 1971, e mesmo hoje no Brasil, não dispomos do poder de criar um filme neste nível. O filme é longo e complexo. Tem uma narrativa com senso de humor agradável mas de linearidade complicada e repleta de detalhes sutis.  Percebe-se ao longo da película uma enorme variedade de merchandising em uma vitrine móvel do que há de melhor em luxo, conforto, regalias, privilégios e tudo o mais ao alcance do dinheiro ilimitado. Todos os fetiches possíveis e imagináveis especialmente relacionados ao corpo e a beleza feminina. É um retrato de uma época. O filme é comprido e o roteiro apresenta uma miríade de lugares, pessoas e situações que são difíceis de absorver numa única assistida. Sean Connery faz o 007 que passeia pela Europa e Las Vegas em busca de um comerciante de diamantes que planeja monopolizar a paz mundial chantageando governos do mundo com uma arma laser feita com diamantes instalada num satélite. É um entretenimento agradável apesar de subestimar a inteligência do telespectador com relativa frequência.

007 Viva e Deixe Morrer

Este é de 1973 com Roger Moore no papel de 007. Confesso que ele não me parece mais carismático que Sean Connery. Retrata novamente o auge da civilização ocidental, suas invenções, ambições e desejos. O charme sedutor das 'bondgirls', dos argumentos e do próprio agente torna o filme leve apesar das mortes e quebra-quebra. O exotismo e a diversidade cultural é sempre uma das principais características dos filmes de James Bond. Neste conhecemos um pouco da cultura negra americana, tanto em NY quanto em New Orleans. Soluções tecnológicas e a apresentação de novos produtos mercadológicos são coisas que sempre se espera destes filmes. Neste o agente britânico precisa vingar a morte de um amigo envolvido em tramas internacionais.

4.7.13

O Enigma da Pirâmide

(Young Sherlock Holmes)
Efeitos especiais super realistas. Trilha sonora original, agradável e empolgante. Narrado em terceira pessoa por Watson. Lindamente ambientado numa escola secundária inglesa do século XIX. Relata uma aventura inteligente e instrutiva de Sherlock Holmes, a solução de seu primeiro caso além de seu primeiro encontro com J. Watson e Lestrad,  o detetive. Um roteiro engraçado, carismático e criativo. Um dos filmes mais completos que já vi em termos de entretenimento. Um filme de suspense 1985, brilhantemente dirigido. Com sequências empolgantes, intrigantes e curiosas. A fotografia é impecável e muito superior à média das produções da época - mesmo para os padrões atuais. A cenografia é incrível e completa, assim como o figurino. "A vingança é mais doce quando servida fria": Uma máxima proferida por Sherlock que, mesmo tendo assistido a este filme em 1988, nunca esqueci. Uma série de mortes misteriosas ocorriam nos arredores da escola. Suspeitando de que as mortes não tenham sido acidentais, Sherlock começa uma investigação e logo encontra elementos de uma antiga e violenta seita egípcia. Humor e suspense permeiam toda a trama enquanto as pistas o aproxima do insuspeito assassino. Muito legal! 

3.7.13

Lincoln


Fabuloso. Inconsútil. No último ano da guerra civil americana o presidente dos Estados Unidos lidera o Congresso no sentido de abolir a escravatura. Para isso usa-se de todas as artimanhas políticas possíveis e necessárias. Dilemas difíceis, decisões comprometedoras. Tudo em prol de um futuro incerto mas justo, igualitário e livre. No momento em que a ciência revelava suas mais significantes descobertas e o ímpeto religioso de harmonia entre o natural e o sobrenatural, atitudes políticas coragem e fé são demonstradas por um homem e seus pares. Um filme que exalta a dignidade, o respeito e a inteligência. É uma exaltação ao ícone de uma época, ao representante de uma nova fase do espírito humano. Produzido por Spielberg e K. Kennedy. Não existem objeções quanto a nenhum aspecto técnico. Trilha sonora clássica, fotografia épica, direção sublime, argumentos infalíveis e inspirados. Desde já, um clássico do cinema. Envolvente, instigante e eloquente .

2.7.13

A Hora Mais Escura

Adaptar fatos reais para o cinema tem suas dificuldades, principalmente quando se trata de fatos recentes. A morte de Bin Laden foi em maio de 2011. Produzir um filme como este em menos de um ano é impressionante. Este é o que podemos chamar de docudrama: um relato, com atores, de fatos reais (a tautologia é necessária neste caso). Ótimo. Tecnicamente não tem problemas (uau!). Trilha sonora original, fotografia no clima certo, ambientação verossímil, argumentos convincentes, etc. Tem o mesmo astral do outro filme da mesma diretora. O que me intriga é o acesso que lhes deram às informações do serviço secreto e militar dos EUA. E mais ainda, o quê nos permitiram ver. Qual o interesse em exibir mundialmente - em HD! - o que o Governo americano fez para invadir um país e matar em território estrangeiro? Isso não viola tratados internacionais e outros direitos? O Governo americano se retratou ao Governo Paquistanês? Saciaram mesmo a - sempre eterna - sede de vingança na morte do aterrorizante terrorista Bin Laden? Este filme me deixou muitas perguntas. Não me sinto mais seguro agora. E deveria? Quem os EUA elegerão como próximo inimigo a ser caçado obsessivamente? Aliás, a obsessão foi o que levou uma agente da CIA, jovem e sem outras experiências investigativas, a encontrar o esconderijo do sujeito mais procurado do mundo. E aqueles vídeos que põem em dúvida a autoria dos atentados de 2001? E aqueles outros que mostram a farsa e o envolvimento da mídia na criação de fatos noticiosos? Cara, cada dia que passa, tendo mais a acreditar na teoria da Matrix: vivemos num mundo ilusório apenas para produzir bioenergia para alimentar um sistema maquínico... Cypher é que estava certo! Uma música de uma banda hardcore cearense tem um trecho que diz: "...Foi treinado pela CIA e voltou pra se vingar: Osama Bin Landen..."

1.7.13

João e Maria

Maior barato este filme. Tem uma estética sensual e estilo ousado. É conto de fadas moderno mesmo. Esqueça qualquer lógica temporal ou histórica pois neste filme nem a continuidade é respeitada. Ele é pra quem quer assistir sem pensar. É pra se deixar levar pelo visual e sequências de ação que foram extremamente elaboradas, criativas e exageradas. Esqueça qualquer parâmetro realístico, aqui é pura fantasia. Todavia não é recomendável para crianças. As cenas de violência são sangrentas mesmo e não pouparam criatividade na hora de mandar bruxas pro além. O armamento também é inventivo, variado e estiloso. O figurino é ousado e abusa do couro, decotes e cortes complexos. João e Maria ficaram órfãos ainda quando crianças e logo começaram a matar bruxas. Cresceram fazendo fama de matadores de bruxas. São mercenários e foram contratados para recuperar crianças que foram sequestradas por bruxas. O filme não para e do começo ao fim acompanhamos coreografias variadas de luta corporal e muito tiro. Me diverti.