15.2.07

Diários de Motocicleta



Tive o privilégio de assistir a esse filme no dia 1º de maio numa sessão de cinema das 10:30 da manhã (era a isso que chamavam matinê?). E logo depois da sessão rolou um breve debate com figuras emblemáticas do movimento estudantil da década de 1960 e pessoas que conheceram a mãe do mito. Esta semana o filme estréia nos cinemas Brasil afora e saiu na Revista Época uma matéria super bacana sobre o filme.
Dirigido por um brasileiro (Walter Salles), o filme é todo falado em espanhol. Conta a aventura de uma viagem de motocicleta por dois jovens, um de 23 anos (o futuro 'Che') e um de 29 anos. Ernesto Guevara é um estudante de medicina e dá um tempo em seu curso para aventurar-se com seu amigo bioquímico numa viagem de moto, a 'La Poderosa' pelo interior da Argentina, pelo Chile, pela Colômbia, Peru, Bolívia, etc. até a Venezuela.
A história é bem divertida e muito humana. O filme realmente emociona. É um filme instigante. Tenho que assistir de novo.
A qualidade filmográfica é impecável. Muito bem dirigido, roteirizado, fotografado e especialmente sonorizado. É um passeio pelos estilos fonográficos latino. É filme arte, daqueles que precisamos ter na nossa videoteca.

Nenhum comentário: