15.2.07

Amém


(repare no crucifixo suástico)
Amen, 2002 - 132 min.
França, Alemanha, Romênia, EUA
Drama/Guerra
Direção: Costa-Gavras
Roteiro: Costa-Gavras, Jean-Claude Grumberg, Rolf Hochhuth
Elenco: Ulrich Tukur, Mathieu Kassovitz, Ulrich Mühe, Michel Duchaussoy, Ion Caramitru, Marcel Iures, Friedrich von Thun, Antje Schmidt, Hanns Zischler, Sebastian Koch

Que filme! Profundo, sutil, sério e belo. Esteticamente é um filme magnífico. Conta a história do engenheiro químico Kurt Gerstein que se torna tenente da SS. Envolvido pela grande máquina burocrática do poder nazista, ele é usado como peça-chave para manipulação e uso dos produtos químicos usados para exterminar o povo judeu da Europa. Altamente religioso, ele se vê numa crise de consciência que o faz procurar o poder eclesiático para dar um fim ao holocausto. Não encontrando apoio das Igrejas Protestantes e Católicas alemãs, ele recorre ao Papa Pio XII com a ajuda de um jovem padre cujo pai é protegido pelo Papa. A polêmica é diante do excesso de diplomacia e do medo de enfrentar o Nazismo por parte do Poder Papal.
O filme é quase todo em francês, tendo passagens em inglês, italiano e alemão. A fotografia é belíssima, a trilha sonora é fantástica, a direção é bem calibrada e a direção de arte é um espetáculo, com destaque para as cenas dos trens que passam vazios com os vagões abertos e voltam fechados nos lembrando a idéia de que vêm lotados.
Saiba mais:
*Omelete
*UOL
*Estadão
*Cineweb

Nenhum comentário: