15.2.07

Adeus, Lênin



É um filme muitíssimo interessante, principalmente pra quem conhece bem a vida alemã. A fotografia não é das melhores, mas tudo a compensa. A direção, o roteiro e a trilha sonora são muito legais. Os argumentos são inteligentes e engraçados, porém o filme tem uma moral dúbia. O mais curioso é ver toda aquela transformação causada pelo processo de re-unificação da Alemanha. A história em si até perde um pouco seu valor dramático diante de tamanha transformação social e econômica. É um filme pra ser visto e revisto, sozinho e coletivamente. Desperta curiosidade e incita muitas perguntas. Têm cenas antológicas como as das publicidades da Coca-cola, da remoção das estátuas de Lênin, do fervor consumista, etc, etc. Os personagens são bem caracterizados e estigmatizados, o que expõe uma complexidade simples das relações humanas nas duas Alemanhas. O filme se passa inteiramente em Berlim (próximo ao muro) e é contado por um rapaz cuja mãe fora supostamente abandonada pela marido (que fugiu para o lado Ocidental) deixando-a com dois filhos pequenos. Depois de um enfarto, a mãe (professora comunista renomada) passa vários meses em coma, o que a faz perder todo o processo de desmantelamento do sistema comunista. Ela desperta do coma próximo da festa de oficialização da re-unificação. Seu filho (que agora trabalha instalando antenas parabólicas) decide - para evitar maiores emoções e consequente risco de infarto - não deixá-la perceber o que está acontecendo, e forja um clima nostálgico envolvendo a irmã, o cunhado e os amigos. Ele chega a criar um telejornal com um amigo para manter sua mãe (mal-)informada. Muitas situações cômicas e emocionantes fazem deste, um filme completo: entretenimento e reflexão.
Veja o site oficial

Paixão de Cristo






Belo filme! A trilha sonora, a fotografia, a direção e a dinâmica são ótimos, mas a trilha fica aquém. Tanto sangue assim só no 'Freddy vs Jason'. O filme emociona. Tanto sofrimento e tanto amor..." Em verdade vos digo": chorei. Fiquei irado, com ódio, mas no final compreendi. Tanto amor... Tanta compreenção... Tanta injustiça... Tanta fé... A loucura humana, a graça na dor alheia... e o sangue escorrendo. O melhor do filme é o aramaico. O filme é todo falado em aramaico e latim. Gostei disso especialmente porque deixa pouco espaço para leigos e pseudo-teólogos criticarem o filme. O filme é intenso e dá muito susto na gente. Os demônios, as visões e o próprio cão-dos-infernos são sinistros. Satanás é uma figura estranha, nem homem nem mulher, andrógino total.
Saiba mais:
Veja o site
Kill Bill



A trilha sonora é show, a direção é espetáculo, a fotografia é bacana, a história é loucura e o filme é massa! Gostei mesmo. É mentiroso, mas é divertido. As cenas de luta são emocionantes, apesar de alguns errros de continuidade. Fico esperando a sequencia, já que quase todos morrem e ninguém matou o Bill. É a história de uma vingança. Uma loira (alta e magérrima) se desliga de uma turma da pesada chefiada pelo tal Bill. Ele então resolve matá-la no dia do seu casamento com outro cara, mesmo ela estando grávida do próprio Bill. Ela leva um tiro na cabeça, perde o filho, entra em coma, mas não morre. Sai do coma quatro anos depois e vai se vingar matando todos que participaram da sacanagem com ela. O filme é cheio de feedbacks, tem um trecho em animação e é contado em terceira pessoa pela própria magérrima.
Wikipedia
Adoro Cinema
Site Oficial


Até que os parentes nos separem

É uma comédia de ação. O casal apaixonado são personagens cosdjuvantes, sendo os principais o pai da noiva e do noivo. O pai do noivo é agente especial da CIA e o da noiva um pacato e careta podologista (médico com especialidade em pés). É uma história maluca que mistura a tentativa de organizar um casamento e impedir que um megatraficante de tudo (drogas, armas, etc.) consiga um submarino nuclear indetectável à radares. É um filme divertido, mas já vi melhores.
Saiba mais:
Adoro Cinema
WebCine
Site Oficial

O Dia Depois de Amanhã


Filmim marromeno. Os efeitos especiais são ótimos, a fotografia é um espetáculo, mas o roteiro, a direção, a trilha sonora e tudo mais é uma excelente porcaria. Lixo megalomaníaco descarado e sem sentido. A decepção só não foi maior por que os efeitos especiais são bons mesmo. O clímax do filme é quando o presidente dos EUA fala a sua população sobre a hospitalidade dos países do terceiro mundo (blearg! Que linda hipocrisia!). O filme é um bom entretenimento, mas decepciona nos textos, na dinâmica, nos motivos, enfim, dá a impressão de que eles só tinham imagens, história que é bom, nada. As calotas polares começaram a derreter e 'O cientista'(o grande fodão visionário Prof. Jack Hall) avisa ao presidente dos EUA que o país precisa ser evacuado, como essa idéia é absurda, quase ninguém o dá ouvidos. Tornados gigantes se formam dentro de LA, uma massa d'agua invade NY e o cientista que estava em Washington resolve ir a pé encontrar seu filho que está na alojado na biblioteca pública de NY. Uma operação de evacuação é feita nos Estados do sul dos EUA enquanto nos Estados do norte recomendou-se que se alojassem em casa mesmo, pois uma super-frente fria estava chegando. Essas são umas cenas bacanas, um sopro de vento frio faz congelar instantaneamente tudo por onde passa, pessoas, animais e coisas. É um dos melhores momentos do filme. Outro momento legal é o dos tornados em LA. O que não gostei mesmo foi das explicações científicas absurdamente localizadas apenas no Hemisfério Norte, como se o mundo e suas complicações climáticas não afetassem a banda sul do planeta. Nos mapas e diagramas mostrados no filme, tudo só acontece nos EUA, na Europa e na Ásia. Na America do Sul, na África e na Oceania inexplicavelmente não há nem resquícios de cataclisma. Assista e esculhambe.
Saiba mais:
Cineplayers
CinePop
Adoro Cinema
Tenha o seu:
Baixar O Filme
Sexo, Amor e Traição



Grande direção. Jorge Fernando se garante mesmo. O filme é ótimo. Muito engraçado, com situações mirabolantes, confusões malucas e discussões sérias. O roteiro é muito bom. Trata de assuntos sérios com desenvoltura, seriedade e bom humor. O filme tem um charme peculiar. Conta a história confusa de 5 amigos. A namorada, o namorado, o ex-namorado dela (que era amigo do namorado) e o casal casado que mora no prédio da frente. É quase um 'Friends' brasileiro. O namorado está escrevendo um livro e a namorada está precisando de atenção, o ex dela chega e começa a trama. O casal casado passa por uma fase difícil quando a ex dele aparece e começa a trama. as brigas fazem o esposo sair de casa. A namorada sai de casa e vai pra casa da esposa abandonada. Tá feita a confusão. É diversão na certa. É o mesmo 'Sexo, Pudor e Lágrimas' só que melhor.

Adoro Cinema
Site Oficial
O Júri



É um filme de tribunal. Pra quem gosta é um prato cheio. Advogados e membros do juri querendo manipular o juri. Tudo por causa do dinheiro e da vingança. Um cidadão mata 13 e fere 5 e depois se suicida. Uma das viúvas move um processo contra uma indústria de armas, esta mantém uma equipe de advogados e especialistas formada para garantir a vitória no Tribunal. A surpresa é que um dos membros do júri está jogando tb e manipula as decisões do juri com maestria. É um filme chato. Tem uma fotografia comum, uma trilha imperceptível mas relativamente agradável, e a direção é sacal pacas.
Veja tb:
Site oficial
Site AdoroCinema
Lágrimas do Sol



Surpreendente. Apesar dos motivos parecerem banais, o filme tem conteúdo. Não é um filme de guerra qualquer. Revela muito mais que noticiários e documentários. A realidade vivida pelos nigerianos, os conflitos políticos e os problemas sociais. Revela ainda o contraste cultural entre africanos e afro-americanos. A gana de poder, o racismo, o poder das armas de fogo, a crueldade, etc. É um filme denso, tenso. O filme mostra uma guerra de guerrilha como jamis havia visto. É envolvente. Nos dá arrepios. Nos dá medo e ansiedade. É um filme de ficção que mostra muito da realidade nigeriana. A situação política, os conflitos étnicos, os problemas sociais... Além de toda densidade narrativa, ainda contemplamos uma bela fotografia, uma direção primorosa e uma trilha sonora com rumores africanos. É um filme muito bom e ainda tem Bruce Willis contracenando com Monica Bellucci.
Veja:
Site oficial

Van Helsing - O Caçador de Monstros


É um filme espetáculo. Sem dúvida um filme sinistro. Tenta até ser cômico mas não deu. Tem cenas belíssimas. A fotografia é realmente o que mais impressiona. O monstro Frankenstein também dá show. As noivas e a inimiga do Drácula são deslumbrantes. O filme conta a história do misterioso Van Helsing, membro de uma sociedade secreta que luta contra o mal a favor da humanidade. Foi convocado para ajudar os últimos membros de uma família que a várias gerações havia jurado de morte os vampiros. Seu objetivo era perseguir e matar o Conde Drácula. Antes, porém, ele mata o Mister Hyde em Paris e leva uma dentada do lobisomem. Enfim...
Saiba mais:
Adoro Cinema
ePipoca
Boca do Inferno
Tenha o seu:
Uai Sô Download (dublado)

Tróia


Um filme espetáculo como dizem. Não imaginava Aquiles tão cruel. O cara é violento, malvado e respeitado. É um filme digno de ser visto e revisto. É um épico show! A história é simples: Uma jovem rainha de um dos reinos da Grécia se apaixona pelo jovem príncipe de Tróia no momento em que Tróia e Grécia formalizavam um acordo de paz. Ela resolve ir embora com o príncipe e isso infla a ira do rei nãoseidasquantas. Para resgatar a mulher e limpar sua honra ele convoca seu irmão mais velho, o rei dos reis da Grécia, e ele envia para Tróia uma frota gigante com cerca 50 mil soldados. Aí começa uma sucessão de espetáculos visuais, cenas belíssimas daquela região grega. Aquiles tem suas próprias idéias e seu próprio pequeno exército, mas sua influência é sentida por reis, súditos e soldados. Brad Pitt está mais galã do que nunca. Ah se eu fosse bonito daquele jeito... Aquiles mata à torto e à direito mas resolve proteger uma jovem troinana sacerdotisa virgem de Apolo. O filme é uma tragédia grega verdadeiramente.
Veja tb:
site oficial brasileiro
site oficial americano
Os Insaciáveis



(The Carpetbaggers)

Baseado num romance de Harold Hobbins é um filme bem ao estilo de 'Cidadão Kane' ou 'O Povo contra Larry Flynt'. Um jovem rebelde, filho de magnata, megalomaníaco herda uma fortuna do falecido pai. Ele toma as rédeas da empresa e passa a investir em outros setores produtivos (aviação, cinema e outros). Seu poder cresce juntamente com sua crueldade e ganância. Compra tudo que lhe interessa (coisas e pessoas) e no final do filme se redime e volta para a esposa e a filha. O roteiro e o ritmo são bem diferentes do cinema contemporâneo, as tomadas, a trilha sonora e a fotografia são muito boas. Tem características de um filme caro.
Saiba mais sobre este filme:
2001 vídeo
Rotten Tomatoes(inglês)
O Monge à Prova de Balas



Conta a história de um pergaminho que se lido em voz alta traz poderes para dominar todo o planeta. O documento é protegido por um monge tibetano (o Monge Sem Nome) que após 60 anos precisa encontrar um novo protetor para o pergaminho. Perseguido por um nazista desde a década de 1940, ele se encontra foragido nos EUA e perseguido pela neta do tal nazi. Por acaso ele encontra um jovem indisciplinado, batedor de carteira, trabalhador e morador de um cinema especializado em filme de kung-fu. O filme é cômico e tem boas cenas de luta. Mas é mal dirigido, mal fotografado e a trilha não das melhores. É um filme divertido, mas não dá pra esperar muito dele. Bom mesmo é o texto que tem bons provérbios e inteligentes sacadas, além de lutas bacanas.
Veja tb:
Site oficial americano
Site oficial brasileiro
Maria, Mãe do Filho de Deus



Fraco. É um filme sincero e humilde, mas infelizmente decepcionante. Talvez porque seja direcionado a um público absolutamente leigo, talvez porque não haviam recursos financeiros, o fato é que desde o roteiro, passando pela fotografia, direção, continuidade, arte, figurino e trilha, enfim, tudo do filme está abaixo da média. A história tem alguns elementos que escapam, mas no todo é um filme ruim. Mesmo com muita fé o filme não convence. Quem conhece minimamente a Bíblia perceberá importantes omissões e deturpações. Claro que visto sob a ótica de uma criança tudo pode ser justificado e nesse sentido o filme é perfeito. A linguagem simples e direta transmite bem as idéias do Novo Testamento, mas enquanto filme deixa a desejar. É filme pra quem tem preguiça de ler a Bíblia. Ainda assim conheço muita gente que amou, já ouvi até que foi o melhor filme que já assistiram (com certeza esses não entenderam 'Matrix' hehehe).

Saiba mais sobre o filme e o Pe Marcelo Rossi

Amém


(repare no crucifixo suástico)
Amen, 2002 - 132 min.
França, Alemanha, Romênia, EUA
Drama/Guerra
Direção: Costa-Gavras
Roteiro: Costa-Gavras, Jean-Claude Grumberg, Rolf Hochhuth
Elenco: Ulrich Tukur, Mathieu Kassovitz, Ulrich Mühe, Michel Duchaussoy, Ion Caramitru, Marcel Iures, Friedrich von Thun, Antje Schmidt, Hanns Zischler, Sebastian Koch

Que filme! Profundo, sutil, sério e belo. Esteticamente é um filme magnífico. Conta a história do engenheiro químico Kurt Gerstein que se torna tenente da SS. Envolvido pela grande máquina burocrática do poder nazista, ele é usado como peça-chave para manipulação e uso dos produtos químicos usados para exterminar o povo judeu da Europa. Altamente religioso, ele se vê numa crise de consciência que o faz procurar o poder eclesiático para dar um fim ao holocausto. Não encontrando apoio das Igrejas Protestantes e Católicas alemãs, ele recorre ao Papa Pio XII com a ajuda de um jovem padre cujo pai é protegido pelo Papa. A polêmica é diante do excesso de diplomacia e do medo de enfrentar o Nazismo por parte do Poder Papal.
O filme é quase todo em francês, tendo passagens em inglês, italiano e alemão. A fotografia é belíssima, a trilha sonora é fantástica, a direção é bem calibrada e a direção de arte é um espetáculo, com destaque para as cenas dos trens que passam vazios com os vagões abertos e voltam fechados nos lembrando a idéia de que vêm lotados.
Saiba mais:
*Omelete
*UOL
*Estadão
*Cineweb

Diários de Motocicleta



Tive o privilégio de assistir a esse filme no dia 1º de maio numa sessão de cinema das 10:30 da manhã (era a isso que chamavam matinê?). E logo depois da sessão rolou um breve debate com figuras emblemáticas do movimento estudantil da década de 1960 e pessoas que conheceram a mãe do mito. Esta semana o filme estréia nos cinemas Brasil afora e saiu na Revista Época uma matéria super bacana sobre o filme.
Dirigido por um brasileiro (Walter Salles), o filme é todo falado em espanhol. Conta a aventura de uma viagem de motocicleta por dois jovens, um de 23 anos (o futuro 'Che') e um de 29 anos. Ernesto Guevara é um estudante de medicina e dá um tempo em seu curso para aventurar-se com seu amigo bioquímico numa viagem de moto, a 'La Poderosa' pelo interior da Argentina, pelo Chile, pela Colômbia, Peru, Bolívia, etc. até a Venezuela.
A história é bem divertida e muito humana. O filme realmente emociona. É um filme instigante. Tenho que assistir de novo.
A qualidade filmográfica é impecável. Muito bem dirigido, roteirizado, fotografado e especialmente sonorizado. É um passeio pelos estilos fonográficos latino. É filme arte, daqueles que precisamos ter na nossa videoteca.
Seja o que Deus quiser



História maluca, filme bom. A qualidade cinematográfica brasileira está mesmo hollywoodiana. O som, a direção, a trilha, a fotografia, o roteiro, enfim, todos os elementos do filme são muito bons dando alguns descontos na continuidade e em outras coisinhas. Este filme conta um mal-entendido entre uma VJ da MTV e um poeta rapper. Eles se conhecem no Rio de Janeiro numa matéria que ela estava fazendo no morro. Ela vai pra casa dele e quando acorda se depara com marginais que a assaltam. Ele havia saído pra comprar o café da manhã pra eles. Ela presta queixa na polícia, acusa o músico de cúmplice e volta pra SP. Ele, agora foragido da polícia, vai à SP tentar desfazer o mal-entendido. Lá ele conhece o irmão dela e seus amigos e se envolve em confusões inimagináveis. A atuação destaque é de Marília Pera que faz a mãe da moça, ela é muito engraçada!

Leia mais no Adoro Cinema

Divisão de Homicídios



Como todos os filmes com Harrison Ford, esse é muito bom também. É bem dirigido, musicado e fotografado, tem uma dinâmica legal e bom humor. Conta história de um policial (que acumula tb a função de corretor de imóveis) e seu parceiro (que tb é professor de Yoga) na solução de um crime complicado que envolve policiais corruptos, traição, drogas e mortes. É um filme gostoso de ver, instigante, intrigante e quase-cômico. Destaque para a sequencia do começo do filme com o nome 'Hollywwod'.

Site Oficial

Em Nome de Deus (Magdalene Systers)


É um belo filme. 3 adolescentes são internadas num convento atípico. As Irmãs Madalenas são carrascas de jovens mulheres que são internadas à força pela família por julgarem-nas desonradas. O filme é tenso e por se tratar de uma história real torna-se ainda mais cruel.
Saiba mais:
E-Pipoca
Site Oficial

Peter Pan


Na verdade acho que não sou maduro o suficiente pra entender todo o universo simbólico de Peter Pan. É um filme mágico, repleto de situções e fatos inusitados. A história é bem semelhante a que eu conhecia no desenho animado. Achei Peter mais boçal do que me lembrava e não vi muito carisma no ator. A Wendy é linda e no auge dos seus 13 esbanja feromônios. Meus filhos adoraram e eu gostei. Essa história do Peter Pan é muito mais densa do que a obviedade mostra. Vc sabia que quem interpreta o Capitão Gancho é sempre o mesmo que interpreta o Sr. Darling? Que o livro 'Guerra dos Mundos' de H.G. Wells está sendo lido pela tia? Enfim é um filme repleto de segredos.
Saiba mais:
Adoro Cinema
Cinema em Cena
Terra Cinema
Tenha o seu:
Cubo Down
Doze é Demais



É um filme divertidíssimo. Um casal maduro com crianças que variam da adolescência à primeira infancia. è um filme pra ser visto com toda a família mesmo. A fotografia e a trilha sonora são ótimos. As situações são absurdamente comuns e corriqueiras mas neste contexto tornam-se ilárias. O filme tem alma, é quase real. Gostei.

Site Oficial
Site Oficial - Brasil
No Adoro Cinema
Homem Aranha 2



É de fato muito superior ao segundo. O roteiro é muito mais engraçado, tem muito mais cenas do aracnídeo, o vilão é muito mais verossímil, a fotografia e a direção estão melhores, enfim, é o filme que o Aranha merecia. Dr. Octopus é um dos melhores vilões do Aranha e o ator tb estava perfeito. A história conta um episódio da vida de Peter Parker onde sua dupla personalidade estava afetando sua vida particular, atrapalhando nos estudos e nas relações afetivas. Essa crise o preocupa a ponto de desistir de ser o Homem-Aranha, mas por pouco tempo. Neste filme ele não apanha muito mas está com mais falta de sorte do que nunca. É quase um filme de comédia de tão divertido. Altamente recomendado, vou ver de novo!

No Omelete
No Adoro Cinema
No Sony Pictures

Mestre dos Mares

 
Bem ao estilo 'filme-que-deu-origem-a-série'. O filme mostra o dia-a-dia e as estratégias de um capitão inglês em águas internacionais contra um navio francês. A Inglaterra está em clima de guerra com a França de Napoleão. O navio inglês apesar de menor, mais lento e menos equipado, contava com um capitão astucioso e a confiança da tripulação. Com o intuito de defender navios baleeiros ingleses do domínio francês o filme mostra uma perseguição de gato e rato em alto mar. Eles passam pelo Brasil, pelo Galápagos, e enfrentam seus inimigos cara a cara. Enfrentam problemas com o tempo, com o clima, com acidentes e com a sorte. O destaque do filme é reconstituição da época. A fotografia e bela, a direção é muito boa, a trilha sonora tem o charme do século XIX, enfim, é um filme para ser apreciado. Pena que seja um filme inglês demais, pois nada mostra do cotidiano ou do pensamento dos inimigos franceses, estes aliás, quase não são focalizados. O filme guarda surpresas engraçadas que não sei se convém contar aqui. Ah! Quer saber, vou contar! No final quando o capitão inglês domina o navio francês, o entrega a um oficial subordinado acreditando que o capitão francês havia morrido. Ele envia seu oficial no navio francês com ordens para ir à Inglaterra enquanto ele voltaria para Galápagos por consideração ao amigo médico e cientista que verificou novas espécies de bichos no arquipélago, se revelando um precursor de Darwin. É quando ele descobre que na verdade quem havia morrido há meses era o médico do navio e não o capitão. O capitão francês retoma o domínio de seu navio e o capitão inglês retoma sua perseguição.
Saiba mais:
Site Oficial
No E-Pipoca
No Adoro Cinema
No Cinepop
No Cinema em Cena
No Cineclic
No Cinetv
No Cineminha Brasil
no Omelete
Olga



É magnífico. Um grande filme mesmo. Divinamente dirigido, fotografado e sonorizado é um filme impecável. Com profunda carga dramática ele conta as origens de Olga, como ela se tornou revolucionária, suas influências e aprendizado. Seu envolvimento com o Partido Comunista, sua ascendência judia, seu romance com Prestes, suas experiências de guerrilha, suas humilhações no Brasil e na Alemanha, e um dos momentos mais marcantes do filme, o nascimento e a separação de Olga e sua filha Anita Garibalde. O filme mostra também a severidade das atitudes comunistas e o que o homem capaz de fazer por ambição e idealismo. É um filme didático e histórico. Ótimo de ser assistido coletivamente principamente por cientistas políticos, historiadores e comunistas. Olga é filha de um médico judeu na Alemanha no início da política nazista. Abre mão de suas regalias burguesas para lutar por igualdade social junto ao PC. Vai para Rússia onde tem treinamento militar. É designada a proteger Prestes durante sua volta secreta ao Brasil que havia se exilado na Rússia após o fim da Coluna Prestes. Seu objetivo era tomar o poder das mãos de Vargas com a ajuda das Forças Armadas Brasileiras, mas o medo do Comunismo fizeram os altos comandos militares fecharem acordo com Getúlio e a revolução de Prestes foi desmantelada. Presa e separada de Prestes, Olga foi entregue ao poder Nazista pelo Governo Brasileiro e morreu poucos anos depois na camara de gás como milhões de judeus no Holocausto. Imperdível!
Saiba mais:
Cultura Brasil
Blog do Filme
Site Oficial
No Adoro Cinema Brasileiro

Elefante


O filme relata os assassinatos acontecidos em Columbine por dois adolescentes. A direção é inusitada e conta a história com lapsos de tempo tendo como protagonistas vários personagens. A fotografia é linda, a trilha sonora é inovadora também. O filme tem o mesmo defeito do filme nacional 'Araguaya', expectativa de que algo vai acontecer a qualquer momento e quando acontece acaba o filme. Achei a história mal contada e mal finalizada, pois ele não mostra o que pra mim seria o mais interessante, que seria o desfecho do acontecido. O filme passa quase uma hora e meia preparando o clímax e termina quando chega lá, deixando no ar o que acontece depois das mortes. É chocante. É um bom filme apesar disso. A direção é confusa mas envolvente. É mais ou menos assim: um garoto que é tratado com certa humilhação pelos colegas compra pela Internet um pequeno arsenal, e apesar de tocar piano divinamente, o tédio o leva a ter a idéia de se vingar todas as humilhações. Então ele e um amigo armam-se até os dentes e com o mapa da Escola planejam matar todas as pessoas que puderem no colégio. O colégio é enorme e eles entram armados sem dificuldades. Vão pelos corredores até o refeitório e salas de aula matando indiscriminadamente todos que apareçam na frente, inclusive o diretor da Escola. Para finalizar, o jovem pianista mata o amigo e o filme termina com ele apontando a arma para um casal que havia se escondido no freezer do refeitório.
Saiba mais:
Cranik
Adoro Cinema
Legalmente Loira 2



Puta que pariu que filme ruim! O filme é chato, sem graça e sem sentido. Uma grande cagada cinematográfica hollywoodiana. O filme até que tenta ser engraçado, inteligente e sarcástico, mas a caricatural protagonista é insossa e não convence. Os motivos do filme são banais e tudo é previsível. Repleto de senso comum, chavões, clichês e piadas sem graça. O filme quase me fez vomitar! É tão idiota que não consigo imaginar que tipo de público ele poderia atrair, pois tenho dúvidas de que mesmo as patricinhas mais cús-doce e esnobes possam se identificar com tanta frivolidade e leviandade. A única coisa interessante é que ele mostra mais ou menos os bastidores do Poder Executivo e Legislativo Americano, suas hipocrisias, demagogias, interesses e corrupções. Fora isso o filme é muito pior do que o primeiro 'Legalmente Loira' (que já era ruim) e se iguala ao insuportável 'Demon Town' em ruindade. Bleargh! Ela está preparando seu casamento que foi marcado para se realizar num famoso campo de beisebol, e quando começa a fazer a lista dos convidados percebe que não pode deixar de convidar os pais do seu pequeno chiuaua. Por ela não saber o paradeiro de ambos resolve contratar o melhor detetive da cidade, que encontra a mãe dele como cobaia num Laboratório de testes de cosméticos. Então para libertar a cachorra, ela, agora advogada formada em Harvard, tenta fazer o Congresso aprovar uma lei que proíba os testes em cães. Bleargh! Evite enjôos, não assista a esse filme!
Na Fox Film
Site Oficial
No Cinepop
No Cineminha
No DVDpt
O Golpe (The Big Bounce)



É um filminho divertido com uma bela fotografia, bom elenco, ótimas locações, roteiro engraçado, mas com uma direção ruim e história boba. É divertido e nada mais.
Site Oficial

Efeito Borboleta

(The Butterfly Effect)

Assisti ao "Efeito Borboleta" e é um filme sensacional ao extremo. Saí do filme sonzo. São tantas reviravoltas nos fatos e no tempo que quase pirei. É um filme bom messmo. É muito mais um suspense do que uma ficção científica.
Saiba mais:
Site Oficial (Brasil)
No Adoro Cinema
Site Oficial
O Efeito Borboleta e a Teoria do Caos

Eu, Robô


Pra ser uma obra baseada no Assimov deixou a desejar, mas adoro filmes desse estilo e este é um bom filme. As piadas são meio óbvias mas até são engraçadinhas. Os efeitos são bons, a dinâmica é legal e a fotografia tb. Não gostei do design dos robôs, muito infatilizados naquele estilo do "Homem Bicentenário". Bleargh! É pura diversão, mas não é esses balaios todos não.
Saiba mais:
No Adoro Cinema
Site Oficial

Aliens vs Predador


Que filme loucura! Gostei demais. Daria uma nota 7,5 para o filme. A trilha é boa, o suspense é bom, o texto é legal, a fotografia não sei dizer, o roteiro é interessante. É um filme intrigante e termina como terminaram os demais Aliens: com um gostinho de quero quero mais! O filme conta a descoberta de uma pirâmide no subsolo da Antartida.
Saiba mais:
Site Oficial Brasileiro
Site Oficial
No Cineminha
No cinema em Cena
No Devir
No UOL
Apple
No Adoro Cinema

Tiros em Columbine


Instigado pelo mesmo episódio que motivou a produção do excêntrico 'Elefante' este documentário entra para a história do cinema como um dos trabalhos áudiovisuais mais bem elaborados e conscientes da cinematografia americana. É uma grande referência didática para alunos e professores do mundo todo, essa nossa tribalizada sociedade global. O filme trata especialmente do fascínio americano por armas, sua desconfiança e necessidade de auto-proteção e ainda dá umas pinceladas na cultura do medo semeada pelas políticas públicas americanas (tema aprofundado magníficamente no recente 'Farenhait 9/11'). No filme, o diretor levanta questionamentos intrigantes e aponta várias explicações deixando para o expectador a inquietante atitude de pensar. Quem não entende inglês, quem não gosta de pensar, nem de lêr, provavelmente vai dormir neste filme, vai achá-lo chato e talvez até entediante. Mas insisto: assista a esse filme. É bom para ser visto numa sala de aula, onde as pessoas possam pensar coletivamente sobre esse tema tão preocupente e contemporâneo. A direção, a edição e a trilha sonora são espetaculares. Da fotografia não dá pra exigir muito posto que o filme tem locações muito diferenciadas e na maioria com câmera na mão, além de trechos de vídeos amadores, institucionais e outras fontes. Imperdível.
Saiba mais:
Site Oficial
Cinepop
Omelete
Adoro Cinema
Tenha o seu:
Baixa Filmes
Janela secreta



É interessante, mas um pouco previsível. É a história de um escritor que tem uma personalidade estranha e vive falando sozinho. Ele tem um grande trauma por ter encontrado sua mulher com outro numa cama de motel e acaba tendo problemas de criatividade. O filme é muito bem dirigido, tem uma tensão que prende a atenção mesmo. A trilha sonora é muito boa, a fotografia e os efeitos de câmera também são legais.

Site da Sony

Site Oficial

No Omelete

No Cineminha

No Adoro Cinema

Adaptação



Muito bom. É um filme muito legal mesmo. É meio paradão, mas tem bons diálogos e um roteiro curioso. O filme mostra o processo criativo de uma adaptação de um livro para um roteiro de filme. A forma como ele mistura realidade e ficção é tão intensa que ao final do filme não é possível saber o que é real e o que é fictício. O filme começa com o roteirista no set de filmagem do 'Quero Ser Jonh Malcovich'. O roteirista se colocou como personagem principal desta adaptação e o filme mostra todo o processo de criação. Seus pensamentos, suas inseguranças, seus súbitos de imaginação, suas soluções provisórias, etc. É um filme denso e tenso. O livro que ele estava adaptando era de uma repórter de NY que havia feito uma intensa pesquisa sobre os ladrões de orquídeas. Até aí tudo bem, mas alguns elementos do livro o impediam de dar prosseguimento à adaptação e ele acabou descobrindo muito mais do que a repórter queria mostrar. O mais curioso foi saber que dá pra fazer um pó alucinógeno com as orquídeas, talvez por isso elas sejam tão valiosas... E ainda tem o irmão gêmeo do roteirista que tb é roteirista e faz o maior sucesso com filmes 'B'. É um filme muitíssimo intrigante.



No Adoro Cinema

No UOL

Site Oficial
Cold Mountain (cudimont)



É um belo filme. Tem cenas impactantes e um ritmo envolvente. Fui assistindo e gostando e tomando uns whiskies... Eu sei que do meio pro fim não me lembro é de mais nada. Na metade do filme eu já tava pra lá de Bagdá e não me lembro o que houve com o casal. O que me lembro é que o cara só eu um beijo nela e foi pra guerra da secessão. Ela prometeu espera-lo, mas os annos foram passando e nada de noticias dele. Ela acabou casando com um bicho feio e asqueroso. Ele se fudeu todo la na maldita guerra, ficou todo mazelado e foi mandado embora. A partir daí não me lembro mais. A fotografia, a trilha sonora e a direção (especialmente a direção) são excelentes. Recomendo com certeza.
Saiba mais:
Site Oficial
No Cinepop
No Cinema em Cena
No Adoro Cinema

Mar de Fogo (Hidalgo)



Fantástico. Espetáculo fotográfico. É a história de um vaqueiro nos desertos da Arábia disputando uma corrida de cavalos de 5 mil kms. Efeitos especiais fabulosos e um roteiro cativante. É realmente um bom filme. Me surpreendi!

Saiba mais:

No UOL

No Adoro Cinema

No Terra

No Google

Por um Triz - Out of Time



Emocionante! É um grande filme. Engraçado, inteligente, inusitado, bem dirigido, bem fotografado, bem roteirizado, bem sonorizado. Tecnicamente é impecável. Tem um ritmo envolvente. O melhor filme policial que assisti este ano (se bem que assisti tb 'Dia de Treinamento' esse ano). O filme conta um episódio da vida de um chefe de policia de uma pequena cidade litorânea da Flórida. Ele havia terminado um relacionamento a alguns meses e agora estava de caso com a mulher de um ex-jogador. Quando descobre que ela tem pouco tempo de vida devido a um câncer, resolve dar-lhe centenas de milhares de dólares que havia sido apreendido de traficantes, com a intenção de fugirem juntos. Em troca ela o coloca como benficiário de seu seguro de vida no valor de 1 milhão. Mas ela não vai ao encontro e no dia seguinte a casa dela, ela e o esposo aparecem carbonizados. Quem se encarrega de investigar o crime é sua ex e todos os indícios apontam para ele. Num ritmo alucinante o filme segue. Tudo se esclarece e eles vivem felizes para sempre. Claro que o que contei não chega nem perto da sensação de assitir ao filme. Além do mais omiti as melhores partes. Diverão com certeza!
Saiba mais:
Adoro Cinema
Europa Filmes
Cine POP
Webcine
Cineminha

Laranja Mecânica

(Clockhouse Orange)

Que filmão do k-galho! É a história de um rapaz que pratica a 'ultraviolência' como estilo de vida numa sociedade pós-guerra. Como consequência acaba preso e se torna voluntário de um programa experimental de reabilitação. É libertado e sofre agora com a ira dos que ele havia maltratado antes, inclusive família e amigos. Cenas ultraviolentas, lapsos morais, imagens surpreendentes... Filmado em 1971 com uma trilha sonora inspirada fazem deste um dos maiores clássicos da cinematografia mundial...
Saiba mais:
Adoro Cinema
Melhores Filmes
CinePop
WebCine
Cinema em Cena
Tenha o seu:
New Mundo da Informática



10.5 O Dia Que a Terra Não Aguentou





Filme B muito bem enlatado, obrigado. Um filme catástrofe com todos os clichês possíveis. É interessante pelos efeitos especiais e nada mais. O roteiro é bobo, a trilha sonora é piegas (mas boa), a direção é marrom, e tudo mais é regular. Assistível apenas. Obrigado.

Saiba mais

No CineClick
Coronado



Da categoria ¿cinema é diversão¿ o filme é espetacular. Tem cenas incríveis! Não gostei muito da direção e o roteiro apesar de ser interessante por metáfora tem os textos meio abobalhados. Acho que a atriz protagonista não ajudou muito. O filme conta a história de uma mulher que vai encontrar o namorado na Suíça, onde ele dissera que estava a trabalho e descobre que ele estava era na América Central, em Coronado, um país à beira de uma revolução política. Chegando lá ela descobre que o namorado é um mal-caráter que trabalhava para o governo do EUA e fingia vender armas aos rebeldes. É um filme interessante, com belas imagens, piadas e situações cômicas, mas bem ¿rasinho¿.

Saiba mais

No Site Oficial

No WebCine

No Filme em Casa
Ônibus 174

O filme conta o drama do sequestro e morte da professora cearense Geisa Gonçalves no RJ. Sábado (24/01/04), no Multiplex UCI/Ribeiro do Iguatemi, haverá um debate com a Socióloga Glória Diógenes e o Delegado Espártaco Ribeiro após a sessão das 10:30 da manhã. É uma opção interessante pra quem quer dicutir os problemas da violência e outros fatóres sociais. Esse filme parece ser barra pesada, pois só haverão 3 sessões dele. Uma sexta (23/01/04) às 21h no Multiplex, uma sábado às 10:30h tb no Multiplex e uma última na segunda-feira (26/01/04) às 21h no North Shopping.

Saiba mais:
cinemando
Wikipédia
Adoro Cinema Brasileiro
Narradores de Javé



Filme de Eliane Caffé. Roteiro de Eliane Caffé e Luís Alberto de Abreu. Com José Dumont, Nelson Xavier, Matheus Nachtergaele, Dirce Migliaccio, Rui Resende, Nelson Dantas. Estréia em 23/janeiro/04

fonte: Bravo Online


É com boas expectativas que aguardamos essa estréia no circuito nacional. Já ouvi boas críticas a seu respeito e já gostei antecipado pelo fato de eles terem uma seção chamada 'blog' no site oficial. Na verdade é só um sistema de comentários, mas gostei da idéia.

Saiba mais sobre o filme:
Prêmio no RJ - CineWeb
Prêmio em Bruxelas - CineWeb
Adoro Cinema Brasileiro
CinemaBR
Ilustrada - FolhaOnLine
Eliane Caffé decifra ¿Narradores de Javé¿, campeão dos Festivais do Rio e de Recife
Data: 11/11/2003 - Cineminha
Crítica do Cinema em Cena
007 Cassino Royale

Muito bom. A direção está alucinante. A fotografia é perfeita. A trilha sonora, instigante. A história é muito bem tramada e desenvolvida. O filme termina deixando um gostinho de 'quero mais'. Apesar da falta de carisma do protagonista, ele cativa o público com suas atitudes e o alto nível do humor. Entretenimento puro.
Saiba mais:
Cinema com rapadura
Site Oficial
Adoro Cinema
Os Irmãos Grimm

Gostei. Muito bem humorado, cheio de sustos e surpresas. A fotografia deixou à desejar, mas a direção surpreende. A trilha é muito boa e a história é inusitada. Mistura contos de fadas com terror, bruxaria com trapaças, humor com suspense. É um bom filme pra quem já enjoou de lobisomens, bruxas más e feijões mágicos. É pura fantasia!.
Saiba mais:
Site Oficial - Brasil
Adoro Cinema
Universidade de Lisboa

Os Supremos

Longa de animação da Marvel (2006) muito bom. É um desenho já para jovens grandes. Baseado nos quadrinhos dos Vingadores da década de 1970, este filme conta a origem do Capitão América e das primeiras tentativas de bruce Banner controlar o Hulk. É bem legal!
Saiba mais:
Trailer no YouTube
PopBalões
Interfilmes
Delfos
Xeque-mate

É um filme engraçado e intrigante. O tema é vingança. Tem uma direção legal, uma fotografia muito boa e uma trilha sonora interessante porém discreta. Os textos são bons apesar dos frequentes clichês. De um modo geral este filme é umclichê só, mas enterte bem.
Saiba mais:
Site Oficial
Moviecom
E-pipoca
O Virgem de 40 anos

Comédia realmente engraçada. Com um texto muito criativo e piadas inteligentes. A situação já é engraçada, aí contada desta forma fica ainda mais cômica. É a história de um homem que trabalha numa loja de equipamentos eletrônicos quando seus colegas descobrem que le é virgem. Começam a formular teorias e planos para fazê-lo perder a virgindade. Ele conhece uma jovem e bela avó e começam a namorar como se fossem pré-adolescentes (sem sexo). Então uma série de situações apresentam de forma engraçada e inusitada. é verdadeiramente uma comédia e sem muito besteirol. A direção é bem legal e dinâmica, a fotografia tb, a trilha sonora lembra algo da década de 1970... 'Hair'..., 'Fame'..., enfim, me diverti!
Saiba mais:
Adoro Cinema
Site Oficial
Cinema com rapadura

Poseidon


Surpreeendeu-me. Esperava algo à la 'Titanic' ou 'Mar em Fúria' (este do mesmo diretor), mas encontrei algo tipo 'Independence Day', ou seria 'Apocalipse' (ou seria 'Armagenddon', ou seria 'Meteoro', ou seria 'Volcano', ou seria 'Inferno de Dante', ou seria 'O Dia Depois de Amanhã', ou seria 'Impacto Profundo', ou seria 'Asteróide', ou seria 'O Núcleo', ou seria 'Terremoto'?)... Música esplêndida! Fotografia de moldura! Direção impecável! Segundo o próprio diretor, 'os 2,5 minutos mais carao da história do cinema'. O resto é clichê. É filme pra colocar na sala com volume máximo e chamr os parentes e vizinhos pra assistir. Sessão pipoca total. É um exemplo clássico de 'blockbuster'. É filme para emoções e sensações. Alturas e clausuras, fogo e água, pirotecnias fantásticas e silêncios sepulcrais... E em versão pocket: apenas 1h e 40min.
Saiba mais:
Cinema com Rapadura
Site Oficial
Adoro Cinema
InterFilmes
Tenha o seu:
Down Filmes Grátis

Hotel Ruanda


Envolvente. O tempo vai passando e o filme vai ficando cada vez mais interessante. Repleto de grandes momentos, o filme emociona profundamente. Com uma trilha sonora 'suigeneris', uma fotografia bem elaborada e uma direção fabulosa, o filme nos submete a sensações várias. O medo, o ódio, a complacência, a covardia, a diplomacia, a coragem, enfim, é realmente um grande filme. O hotel 4 estrelas de Kigale (Ruanda) é refúgio para centenas de 'tutsis'(etnia ruandeza). O poder de Raunda em 1994 é concentrado nas mãos da etnia 'hutu', que para vingar-se dos anos de subordinação às forças dos colonos belgas e seus aliados 'tutsis', resolvem exterminar todos os 'tutsis'. Para combater o exército e o povo hutu (abastecidos pelo governo francês), somente os rebeldes da Frente Patriótica de Ruanda, que conseguiram, em jukho de 1994, pausar o genocínio já com mais de 1 milhão de vítimas. vemos mais uma vez o poder fatal e incomensurável dos meios de comunicação, especialmente neste caso, do rádio. Imperdível.
Saiba mais:
CinePlayers
Adoro Cinema
Cinema em CenaWikipédia
Tenha o seu:
Yes Filmes
Pergunte ao Pó

Com Salma Hayek e Colin Farell. Este é um daqueles filmes cujo título é sabotado, prejudicando uma possível expectativa quanto ao filme. Só que neste caso ele foi sabotado desde sua concepção. Não existe pó nenhum e e nem ninguém pergunta nada. É um título absurdo para um filme que conta uma pequena parte da trajetória de um escritor recém-chegado do interior e do romance com uma imigrante mexicana. Sendo ele mesmo descendente de imigrantes italianos. O filme retrata levemente o preconceito da sociedade americana da década de 1930 contra imigrantes. A trilha sonora é de bom gosto. A fotografia é muito bem cuidada, assim como o figurino. A direção é padrão roliúdiano. uma inconcruência no roteiro: a imigrante mexicana, uma garçonete de subúrbio, tem um carro, e o escritor branco descendente de italiano, não. um alerta equivocado: A moça morre com problemas pulmonares devido ao fumo ocasional do 'cigarro mexicano'(maconha), o escritor que fumava direto os 'cigarro americanos' continua saudabilíssimo. Ps.: um escritor com preconceito com a maconha só pode escrever ruim mesmo.
Saiba mais:
Site Oficial
Spectro Editora
Cinema com rapadura
Adoro Cinema
Miami Vice

É o caso típico de filmes estragados pela direção. A fotografia é boa, apesar de soturna e sinistra. A trilha sonora é boa, apesar de ser muitas vezes mal utilizada. A história é boa, o roteiro não. O filme se passa em Miami, em algumas cidades latinas e da América do Sul, o que pressupõe muito sol, muita luz, alegria, vivacidade, etc. E isso o filme não tem. A maior parte das ações ocorrem à noite e não existe senso de humor. Pô, filme policial tem que ter alguma piada, nem que seja sarcástica ou de humor negro. A direção é tão ruim que é difícil identificar o nome do 'criminoso' (Michael Mann). Não existem créditos iniciais, nem o nome do filme. Os créditos finais são em letras azuis-escuras minúsculas em fundo preto, ou seja, ilegível. o bom mesmo do filme é a produção generosa. A história é confusa, cheia de situações inexplicáveis ou mal explicadas. Os personagens são mal apresentados e tudo mais. curioso foi ver o pessoal indo de Miami à Havana numa lancha pra tomar uns 'Mojitos'. Resumão: Dois fodões da polícia e seus amigos de Departamento se infiltram no transporte de drogas para os EUA. Conseguem apreender uma carga e matar os transportadores, mas deixam intocável o grande vilão traficante-mor. e tudo continua como estava.
Saiba mais:
Cinema com rapadura
Zeta Filmes
Adoro Cinema
Site Oficial

2.2.07

A Missão


O filme é lento e chega a ser chato, mas a culpa da direção, pois o roteiro, a fortografia e a trilha sonora são um espetáculo. Adorei. O filme se passa na região conhecida antigamente como Cisplatina. E mostra a disputa dos portugueses e dos espanhóis por terra indígenas, os massacres, a catequização, o poder da Igreja, enfim, é um filme de altíssima densidade histórica e qualidade técnica, a não ser pela direção que não instiga.
Saiba mais:
História Net
2001 vídeo
Adoro Cinema