30.11.08

Trair e Coçar, É Só Começar


é divertido. Uma mistura de 'A Grande Família' com 'A Diarista' e 'Toma Lá, Dá Cá'. A direção ficou boa, assim como a fotografia, mas trilha sonora não é lá essas coisas. O roteiro não ficou bom, assim como a dinâmica que foge ao que se espera de um filme. Mas pra quem viu a peça deve ser uma ótima experiência! É engraçado mas muito caricato. E algumas atuações não estão convincentes apesar do enorme carisma do elenco.

26.11.08

Pastinha, Uma Vida Pela Capoeira


Comovente documentário com imagens raras de Mestre Pastinha e depoimentos de ícones baianos como Jorge Amado e Carybé. Emociona profundamente!

Saiba mais sobre o mestre:
Portal Capoeira
INSTITUTO NZINGA DE CAPOEIRA ANGOLA
Wikipédia
Tenha o seu:
Cinema na Oca

24.11.08

Mestre Bimba, A Capoeira Iluminada


Documentário emocionante com fotos e vídeos raros do mestre criador da capoeira regional. Com depoimentos de seus alunos mais antigos, filhos, mulheres, pesquisadores, admiradores, historiadores... Tudo ao som da capoeira no seus mais diferentes rítmos. Emocionante. Instigante. Educativo. Instrutivo. Didático. Definitivo.

Saiba mais:
Overmundo
Site Oficial
Adoro Cinema
Tenha o seu:
Torrentz

23.11.08

O Olho do Mal (The Eye)


Tirando o título desnecessariamente apelativo o filme é bom. É um suspense de dar medo. Tem um roteiro interessante, uma fotografia fraca, trilha sonora de gosto refinado e uma direção sem grandes surpresas. Uma jovem recebe o transplante de córneas de uma vidente suicida e passa a se comunicar com a falecida através de suas lembranças e visões. Sinistro!

Saiba mais:
Boca do Inferno
Site Oficial
Adoro Cinema
Tenha o seu:
Rede Download

20.11.08

Beleza Americana

(American Beauty)

Direção: Sam Mendes
Fotografia: Conrad L. Hall, A.S.C.
Música: Thomas Newman
Dreamworks, 1999. 120 min.
De vez en quando surge um filme com um final surpreendente.
O filme é uma obra-prima. Seu tema: O desejo e a falta dele. As várias faces do desejo e o poder da vontade. Com personalidades fortes em cada papel, as personagens criam um ambiente denso, cheio de coisas essenssialmente humanas. Atitudes e pensamentos puramente mundanos, e tudo em busca da felicidade; da realização material; da vaidade; dos quereres... Todos os personagens são um pouco paranóicos, um pouco comuns demais. Isso os aproxima de nós mortais: são pessoas tentando ser felizes, e que para conseguirem não hesitam muito. A fotografia do filme é completa. A TV deveria ter molduras para se assistir filmes assim. Com uma iluminação equilibrada, percebe-se uam obra de arte a cada quadro. Os contrastes... A leveza das imagens contrasta como peso do texto do roteiro. O argumento, boa parte musicado, tem uma profundade psicológica assustadora. A música é inusitada. Parece criação de vanguarda, inovações da cultura sonora. Uma boa tendência para a música pós-moderna. Senti uma certa orientalidade no conteúdo ocidental dos sons. Uma mistura de oriente com ocidente, de fé e descrença, de ser e fingir-ser. Adorei o filme.
Saiba mais:
CinePop
Site Oficial
Adoro Cinema

Tenha o seu:
CinemaDown

Final Fantasy

(The Spirits Within)

Direção: Hironobu Sakaguchi
Co-Diretor: Moto Sakakibara
Música: Elliot Goldenthal
Columbia Pictures, 2001.
É um filme muito intrigante.
O ano é 2065. A 35 anos um meteoro cai na Terra trazendo seres que inicialmente parecem alienígenas invasores. Todo o planeta pensa assim, enquanto um cientista elabora uma teoria inaceitável em sua época, a teoria de gaya. A curiosa teoria o levaria a elaborar uma nova forma de combater aqueles alienígenas. Uma teoria estranha sobre oito espíritos, que juntos e em equilíbrio, num padrão específico, reverteria o processo bioenergético das criaturas alienígenas. O filme tem uma trilha sonora bem discreta, sem impactos sensíveis.
A fotografia é modestae e é desenho animado.

Saiba mais:
Omelete
Site Oficial
Adoro Cinema
Tenha o seu:
XGoogle

O Clube da Luta (Fight’s Club)


+- 150 min.
Direção: David Fincher
Fotografia: Jeff Croneweth
Música: The Just Brothers
Fox Pictures and Regency Enterprises, 2000.
Com Brad Pitt, Helena Bonhan Carter, Edward Norton.
Com uma direção inovadora o filme surpreende quanto a linguagem estética. Com efeitos gráficos literalmente viajantes, o filme encanta a cada minuto. A quantidade de efeitos visuais valem o filme. A história é muito louca, completamente paranóica e sem-cérebro.
O filme conta a história do nascimento de um grupo terrorista cujo objetivo é destruir o sistema financeiro internacional - entenda-se: capitalismo. É impressionante como associei o filme a catástrofe do 11 de setembro no WTC em NY. Fiquei imaginando se por acaso alguns dos malucos que planejaram aquele ataque não trabalhou no filme; ou se ficou esperando num dos prédios vizinhos para vêr de perto o que iria acontecer; ou se tentou avisar a todos sobre o que estava por vir... enfim, o filme é atordoante! Ainda mais com as sinceridades quanto às mensagens subliminares. O curioso é que o pivô de toda ação é um jovem talentoso de carreira promissora e sucesso financeiro. Um ícone do 'sistema'. Aquele que tem tudo do melhor. Uma vida invejável, típica daquelas em que muitos morrem querendo e outros vivem desejando ter. Melhores hotéis, vôos constantes, melhores roupas, melhores carros, mulheres...
Instigado pelo ritmo frenético de sua vida o jovem começa a ter insônia e passa a ter problemas com sua percepção da realidade.
Então desenrola-se uma rede acontecimentos que se vão complicando até chegar ao ápice, que é quando o grupo de novos terroristas resolvem executar o “Projeto Caos”. Conseguem destruir um dos maiores centros financeiros do mundo. Não consegui identificar a cidade, mas provavelmente NY. O passeio pelo submundo da mente humana passa por caminhos que vão do amor a violência extrema sem problemas.
A música também é ótima. Um som arrojado, pesado e novo. A fotografia ficou escura, mas é bem o clima do filme. O grande show ficou por conta dos efeitos visuais e das câmeras com movimentos lisérgicos impossíveis. É o que mais impressiona. Do começo ao fim do filme a realidade se mistura com o sonho, um mundo imaginário, virtual.
Gostei demais. O jogo com mensagens subliminares permeia todo o filme (só eu consegui identificar 3 momentos, e ainda assim só nesta segunda vez que vi o filme) fazendo do telespectador um cúmplice de toda trama.

Saiba mais:
CinePop
Adoro Cinema
ZeroZen

Traffic


4 Oscars em 2001. + de 2 horas e meia de filme. Com Michael Doulglas, Dennis Quaid e Catherine Zete-Jones.
Música: Jeff Rona.
Universal Television, 2000, Compulsion
Direção: Deve ter sido uma galera, pois nos créditos não pude identificar. Vi somente assitentes de direção, de câmera e fotografia.
Fotografia: Idem.
"IN VINO VERITAS". Conta uma história da fronteira Mexico-EUA, mais precisamente ma ligação entre Tijuana e SanDiego. Duas cidades em países diferentes com extrema proximidade cultural. É um filme inovador em diversos aspectos estéticos. Quanto ao roteiro, é tipo ma novela, com muitos personagens principais (ou sem personagens principais) e cheio de cruzamentos espontâneos entre os personagens. Com várias histórias de vida em diferentes papéis sociais, níveis sociais, etc.
A incursão ao mundo das drogas se faz por vários canais que mostram óticas diferentes do problema: o da polícia corrupta (e da não-corrupta), do adolescente drogado, do traficante, da família, do político, do exército, do A.A.,enfim, mostra as mais diversas visões do mundo das drogas.
A direção ousou ao colorir as cenas que ocorriam em locais não convencionais. As cenas do Mexico em "sépia", as do subúbio "azuladas" e as dos EUA "em cores". Retratando assim as diferenças caóticas do mundo "careta" e do mundo "louco".
Quanto a fotografia, foi trabalhada de forma muito peculiar, mostrando ângulos inusitados e cores diferenciadas em momentos específicos, como nos momentos em que vão par o subúbio ou para o Mexico.
A trilha sonora é de alto nível, mas não de alto impacto.
De uma forma geral é filme bom, mas achei meio sacal. Interessante. O curioso deste de filme é que os personagens são tratados como reais. No México a rixa era entre o cartel de Juarez e o de Obregon. Tinha um tal Madrigal também.
"O maior desafio é a renúncia ao controle".

Saiba mais:
CinePlayers
Site Oficial
Adoro Cinema

Doce Novembro

(Sweet November)

Com Keanu Reeves.
Diretor: Pat O'Connor
Fotografia: Eduard Lachman, A.S.C.
Música: Christopher Young
Warner Bros, 2001 .
Uma história sem pé nem cabeça. Um "workaholic" de sucesso, publicitário afamado, prejudica sem querer uma jovem, tentando colar dela durante ma prova do Departamento de Trânsito local. Ela tem a prova anulada e resolve pegar no pé dele.
A história já começa meio maluca daí. Ela enche o saco dele, e pede par ele ir morar com ela durante o mês de novembro.
Vivendo num mundo hi-tech e cheio de dinheiro, ele recusa sua proposta até encontrar-se sem emprego, sem namorada e sem amigo (o único que ele tinha, pelo que entendi).
Resultado: Ele se apaixona por ela, e ela então começa apresentar os sitomas de uma doença mortal, uma espécie de leucemia. Acaba então o mês de novembro, e ela está se acabando também. A paixonada, ela implora pra ele deixá-la pois não quer Que. ele se lembre dela doente, e sim alegre e cheia de anergia, como era até meados do filme.
Um filme medíocre mas repleto de boa vontade.
Bem leve, mas minha mulher chorou. Ele antecipa o Natal no dia de ação de Graças, dá a ela 12 presentes. Umas coisas bem esdrúchulas: uma peruca psicodélica, uma fazedor de bolinhas de sabão automático e outras, rosas, o velho cachorrinho de estimação,etc

Saiba mais:
WebCine
Site Oficial
Adoro Cinema

Cão de Briga

(Unleashed or Danny the Dog, 2005)

Definitivamente meu gosto cinematográfico é diferente do gosto do grande público. Dei uma sondada e descobri que a maioria das pessoas preferem este ao instigante Ong Bak. É, na minha opinião, bem inferior ao filme tailandês, apesar de ter uma produção muito mais cara. Este filme tem de bom mesmo a trilha sonora e algumas sequências de ação, pois o roteiro (putz, do Luc Benson que elogiei hoje mesmo, nesta mesma página) sem pé nem cabeça contando a história de um homem que desde a infância fora criado como um cachorro de briga não convence. Ainda mais por encontrar um amigo, uma família e um amor tão ideal e tão por acaso que dá até um nó no juízo. Mas cinema é ilusão, vamos lá! A direção é tão cheia de recursos fora de hora - 'Era do Cinema Digital' é pra isso mesmo - que fica até um pouco esquisito. Brakes em tomadas nada-a-vêr, angulações imaginativas desmioladas e a atuação do Jet Li com aquele olhar de vira-latas sem carisma é de lascar. Mas o filme cumpre o que promete e os 102 minutos de filme passam rapidinho. Já texto do filme é engraçado e criativo. Todo mundo que eu conheço que assistiu gostou, eu nem tanto.

Saiba mais:
CinePop
Omelete
Adoro Cinema

18.11.08

Wood & Stock


De Otto Guerra, animação, 35mm, 81', RS.
Fantástico! Nada como as figuras do Angeli em movimento. E fora as piadas sarcásticas ainda temos a Rita Lee na voz da Rêbordosa e Tom Zé na voz de Raulzito. Tá do caralho! A direção, as idéias, a animação... Até a psicodélica música. É imperdível!
Saiba mais:
CinePlayers
Site Oficial
Otto Desenhos

X-men 3


Foi bom, mas perde para os anteriores. Gostei de muitos elementos do filme mas uma certa dinâmica ou um certo cuidado com o roteiro quase deixa o filme cansativo. A trilha sonora é legal, mas não chamou minha atenção. A fotografia ficou a desejar. Senti falta do cativante Noturno e de uma presença mais qualificada do Colossus.
Saiba mais:
Site Oficial
Omelete
Leve pra casa:
Apocalipse Download

16.11.08

Ali


O filme conta a trajetória do pugilista negro campeão mundial nas décadas de 1960 e 1970. A vida de uma lenda viva. O filme fala de sua fé no islã, de suas mulheres, de sua fé em si mesmo, de suas mulheres, de sua consciência liberta da escravidão, de sua ascendência negra, suas ligações com a África, de Dom King. É u filme interessante. Com uma trilha sonora fabulosa, uma direção romântica e uma fotografia estranha. É um filme de época e é impressionante o grau de realismo. No roteiro podemos encontrar elementos contraditórios quanto ao conceito de fé, ética, liberdade, etc. É um filme denso. Um filme negro. Mostra sua aproximação com Malcomme X, e este com Martin Luther King. Não me transmitiu o ressentimento da escravidão, antes o do orgulho próprio. É um filme intrigante. Por tratar do tema racial ele incomoda, acho que devido à insolubilidade da questão racial. Por isso a importância de um novo parâmetro existencial. Atitudes baseadas no racismo ferem pessoas queridas. Um belo filme.
Saiba mais:
InterFilmes
Adoro Cinema
Site Oficial

Vanilla Sky


Um dos mais surpreendentes filmes que já vi. O filme impressiona. A começar pela homenagem do título à obra de Monet. O melhor filme que vi este ano. O filme é impecável em tudo: na dinâmica, na trama, na trilha, na direção, na fotografia... Resumindo, é um filme pra sempre. Vou mais dizer nada, assista o quanto antes, nem que seja de novo. Refilmagem de 'Preso na Escuridão'.
Saiba mais:
Site Oficial
Terra Cinema
Adoro Cinema
Entra na Net
Tenha o seu:
DownFilmes (dublado)

Ong Bak


Muito bom. A história é fraquinha, mas a fotografia, a direção de arte, o design, o figurino, a coreografia, enfim, é um filme surpreendente. A trilha sonora instiga.

Saiba mais:
Zeta Filmes
Cine Players

Moça com Brinco de Pérola


Um filme belo. Não só pela fabulosa fotografia, mas também pela direção muito bem cuidada e equilibrada. A trilha sonora é povoada por instrumentos clássicos e música barroca (ou seria neo-barroca?). O destaque é realmente a iluminação usada no filme. O diretor explora os efeitos de luz simulando o ponto de vista de Vermeer. Seja dentro de casa ou nas censa externas, sob luz de velas ou sob a luz do Sol, a película lembra sempre uma obra de arte animada. A beleza é tão privilegiada que posso afirmar que a qualidade das cenas do filme podem ser comparadas aos quadros originais de Vermeer. Quanto ao roteiro, colocar o pintor como coadjuvante é um recurso que nem sempre agrada, mas que neste caso ficou perfeito. Com a família passando por dificuldades financeiras, a moça evangélica se vê obrigada a trablhar numa casa de família católica: a casa do renomado pintor Vermeer. Estamos na Holanda do século XVII. Vermeer é conhecido por suas pinturas de costumes animadas por poucas personagens e a quisição de um sentimento mágico da realidade através de cenas do cotidiano, sendo uma de suas grandes características as cenas de interiores iluminadas através de janelas. A moça demosntra interesse pela pintura, pela feitura dos pigmentos e composição da luz. Sua beleza chama a atenção do mecenas de Vermeer que lhe encomenda uma pintura com a moça. Para compor o quadro, Vermeer a faz usar os brincos de pérolas da esposa grávida que fica irada e a expulsa de casa, mas não sem antes lhe dar de vez os brincos que usara. O filme é de 2003 e fico contente de tê-lo assistido somente depois de cursar a disciplina de História da Arte que me ajudou muito a compreeender este filme. Desde o figurino à realidade econômica, dos valores sociais (como a postura e função femininas) aos aspectos religiosos e a própria contribuição de Vermeer para a arte mundial. Vermeer foi alvo de muitas falsificações, tendo ficado famoso um de seus maiores falsificadores, Van Meegeren, que vendeu muitos quadros como se fossem obras de Vermeer antes de ser descoberto. Além da 'Moça com Brinco de Pérola', vermeer pintou também , 'A Leiteira', 'Cristo em Visita a Marta e Maria', 'clio, a Musa da História', além de muitas paisagens.
Saiba mais:
Site Oficial
Adoro Cinema
Pitoresco


Missão Impossível


Este é o que têm o roteiro mais complexo da série. Têm sequência impressionantes. Prima pela trilha sonora e dinâmica do filme que é muito envolvente. Criativa, a direção e a fotografia estão próxima do incorrigível.
Saiba mais:
Cine Players
Site Oficial
Adoro Cinema

Missão Impossível 2

Missão Impossível 2

O filme começa com uma das mais incríveis sequências da história do cinema. É impecável em tudo, mas peca na escolha da atriz coadjuvante que não convence. A história é eletrizante, a trilha sonora é muito boa, a direção é primorosa. O que estraga o filme é uma cena de luta corporal no final do filme que me pareceu totalmente desnecessária e pouco convicente.
Saiba mais:
WebCine
Cinema CAFRI
Site Oficial
Adoro Cinema

Missão Impossível 3


Mega produção estonteante. Muito som, muita vibração, muitas cenas de impacto e sequências impressionantes. Não dá pra reclamar nem apontar grandes erros na montagem, na direção, na trilha sonora, nos efeitos visuais, na fotografia... Pode-se questionar um pouco os argumentos que achei muito 'lugar comum' dos filmes de ação, mas o próprio roteiro é muito bem estruturado e equilibrado. O filme conta uma tramóia mirabolante que é até difícil de resumir, por isso não vou nem tentar. Para detalhes acesse os links.
Saiba mais:
Site Oficial
Adoro Cinema

Menina de Ouro


O filme é foda. É bom e tudo, tem uma trilha triste até o fundo da alma, a direção é conservadora, a fotografia é elegante, mas o roteiro é de matar (entendeu a piada? 'De matar'...). Pois é.
Saiba mais:
Adoro Cinema
Cine Players
Site Oficial(em inglês)


Ultimato Bourne


É um fim da trilogia e um dos melhores da série. é neste episódio que tudo é explicado e esclarecido. A direção continua incrível, a fotografia permanece é irretocável e trilha sonora mantêm-se instigante. O filme começa exatamente onde termina o 2º (Supremacia Bourne). Neste ele vai da Rússia à Inglaterra, passa pela Espanha, se lembra da Índia, vai ao Marrocos e chega aos 'States'. Mesmo sendo perceguido incansavelmnte pelo seus antigos chefes ele consegue ajuda de uma ex-namorada (colega de trabalho) e de uma agente que frustrada em seus objetivos no 2º filme desconfia das verdadeiras intenções de Bourne e dos que o querem morto e passa a ajudá-lo. Que filme!
Saiba mais:
Adoro Cinema
Omelete
Cinema CAFRI
Site Oficial

A Supremacia Bourne


O roteiro confunde mas instiga. O filme tem uma trilha sonora psicopata e um rítmo alucinante. É ótimo ver e rever. Com uma direção detalhista e uma fotografia espetacular o filme surpreende!
Saiba mais:
Cine Pop
Site Oficial
Adoro Cinema

Identidade Bourne


Um filme com interessantes efeitos de câmera. Semelhantes aos do Cidade de Deus. O filme conta com a atuação da atriz de Corra, Lola, Corra!, aliás, foi por isso que o aluguei. É sempre bom se identificar com algum elemento do filme e nesse caso me identifiquei com o passaporte do personagem principal. Depois de fracassar numa missão secreta, o agente da CIA é resgatado por pescadores no mar próximo à Marselha. O agente têm amnésia e o filme é sobre seu percurso em busca de sua identidade perdida. Por "sorte" ele tem uma conta secreta milionária num banco de Zurique, Suíca, onde encontra revólver, passaportes e muito, muito dinheiro. O que me surpreendeu foi a quantidade de "reais", isso mesmo caros amigos, muitas notas de 100 reais guardadas no seu cofre, além de um passaporte brasileiro. Achei super legal ver o Brasil em mais um filme de alto nível. O roteiro é meio truncado, parece que faltou alguma coisa, as coisas são mal explicadas e tal... Mas parece ser esta a intenção. Um pano de fundo ético reveste as sombras das atitudes de todos os personagens do filme. Relançam aquela idéia da influência da CIA na ordem mundial e suas falácias. Tem uma loirinha coadjunvante que é uma loucura, mas não exploraram a garota. Parece que colocaram só na vitrine para usos futuros. O que mais gostei no filme foi do mini-tur pela Europa. Um pouco da Suíca, um tanto da França (ai que saudades...), e um pouco da Grécia. É um filme que te prende a atenção. Tem rápidas cenas de ação e uma perseguiçaõ de carros nas ruas de Paris. Com uma fotografia impecável, uma música instigante e uma direção bacana, o filme convence bem direitinho.
Saiba mais:
Adoro Cinema
Cine Pop
Site Oficial

Homem de Ferro (Iron Man)


É um filme interessante e empolgante. Trata da fabricação e do comércio de armas, claro que não aprofunda a discussão mas pode funcionar como ígneo para reflexão do assunto. O resto é opulência, jogatinas e todos os demais vícios possíveis e disponíveis. Ótimo roteiro, boa direção, fotografia bacana e trilha sonora pancada. Diversão na certa.
Assista ao trailer:

Saiba mais:
Interfilmes
Site Oficial
Adoro Cinema
Tenha o seu:
Yes Filmes (dublado)

Kung Fu Panda


Impagável! Engraçado, divertido, inteligente e educativo. Pode ver quantas vezes quiser, não cansa.
Saiba mais:
CinePop
Site Oficial
Adoro Cinema

Gol! 2


É o segundo episódio da trilogia. Neste o protagonista Muñez é convidado a fazer parte do Real Madrid, o 'dream team' do soccer. Nele jogam Beckham, Ronaldinho Gaúcho e Fenômeno, Roberto Carlos, Robinho e tantas outras estrelas do futebol. Enfrentando problemas existenciais por causa da solidão, da distância da família, amigos e namorada, Muñez se vê prejudicado profissionalmente por causa de suas preocupações. Descobre que a mãe que o abandonou quando criança tinha um bom motivo para tal ato e que seu meio irmão pré-adolescente estava ficando frustrado fdevido à pobreza e falta de ajuda do irmão famoso. Finalmente ele contorna estes problemas e vence a Copa do Campeões. O 3º filme da série prometeu fortes emoções na Copa do Mundo. A fotografia é perfeita, a direção é deslumbrante e a trilha sonora é bem animada e de bom gosto. Não é o 'the best', mas Vale a pena conferir.
Saiba mais:
Adoro Cinema
Site Oficial

As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian


Uma loonga superprodução com alto nível fotográfico, visual e sonoro. A direção não surpreende mas o roteiro é muito bem intencionado. A história é longa e quase enfadonha, mas a culpa é da trilha sonora que é chatinha. O grande valor do filme é a busca da responsabilidade pessoal e coletiva ainda na infância. Já que os protagonistas já foram adultos no passado, eles ainda adolescentes agem como gente grande. É curioso, principalmente por causa das referência aos seres mitológicos, mas não surpreende.
Saiba mais:
Cinema com rapadura
Site Oficial
Adoro Cinema

Hancock


Muito doido esse filme. É divertido, tem ótimos efeitos, a direção é muito boa, a trilha sonora é intigante, a fotografia também é impecável, mas o roteiro é sem sal. Tem idéias originais mas é confuso quando tenta explicar algumas relações entre os personagens. Acho que o fundamental do filme é a noção de responsabilidade social que está em cada um. O filme deixa transparecer a idéia de sacrifícios pessoais por um bem maior, a superação pessoal e a busca pelo reconhecimento coletivo. Então é um filme que diverte e instrui.
Saiba mais:
Choveu
Site Oficial
Adoro Cinema

13.11.08

O Grande Truque (The Prestige)


É legal. Mistura "O Ilusionista" com os "Irmãos Grimm". Uma disputa pessoal movida pela busca da superação e do desafio. Fala de obstinação e perseverança. Sacrifício em busca do reconhecimento e do sucesso. É um filme denso e tem uma narrativa confusa. Não curti muito a direção, mas tem uma boa fotografia e um roteiro curioso. A trilha sonora é imperceptível. O filme trata de dois ajudantes de mágico que em busca da superação lançam-se nos obscuros caminhos da ciência e da magia sem preocupar-se com escrúpulos ou limites. Gostei da associação às idéias de Tesla que competia diretamente com o já renomado Thomas Alva Edison. O filme é longo mas vale a pena.
Saiba mais:
Sobre Nikola Tesla (Nicolas Tesla ou Никола Тесла)
Site Oficial
Adoro Cinema

6.11.08

Baraka



Um dos mais belos filmes realizados.
Baraka é um documentário sobre o homem e a natureza, suas belezas, contrastes, semelhanças e destruição. Ele revela o quanto a humanidade está interligada, apesar das diferenças de religião, cultura e língua dos povos.
Um verdadeiro poema visual, as imagens incluem um vasto registro de rituais religiosos, maravilhas naturais, processos de mecanização e diversos estilos de vida. O contraste e as metáforas visuais criadas pelo diretor norte-americano Ron Fricke provocam reflexão, relaxam e inquietam. As músicas envolventes e os efeitos sonoros contribuem para que Baraka seja uma experiência marcante.
Um documentário sem narração ou legenda, somente imagens e sons cuidadosamente capturados. Baraka mostra de que forma a raça humana e seus diferentes ciclos de vida estão vinculados ao ritmo da natureza, e faz uma surpreendente análise do mundo e de quem vive nele.
Baraka é um filme sobre a vida, um registro da humanidade.


Saiba mais:
Spirito of Baraka

3.11.08

O Incrível Hulk (The Incredible Hulk)


O filme começa com uma grande sequência na Favela da Rocinha no Rio de Janeiro. É uma das partes mais legais do filme. Aliás, o filme todo é incrível. O roteiro, os textos, a trilha sonora, a direção, a fotografia e os efeitos visuais são impecáveis. O Hulk está com um design super-realista e verossímil. As sequências de transformação, o envolvimento com o drama do personagem, as cenas de lutas, enfim, é o filme definitivo do Hulk. Coloca aquele 1º no esquecimento. Este sim é um filme digno para o personagem. Além disso, os atores foram melhor selecionados e são muito mais carismáticos. Adorei! Recomendável em qualquer coleção. Um dos melhores filmes da Marvel!
A história começa 5 anos depois da contaminação de Bruce Banner pelos raios-gama. Ele está foragido no Brasil e trabalha numa fábrica de refrigerante de guaraná na Rocinha (Que é localizada na fictícia "Porto Verde", Brasil - Dizer que aquele "submundo" fica no centro da cidade do Rio de Janeiro poderia trazer graves prejuízos turísticos!). Bruce busca uma fórmula para reverter os efeitos dos raios-gama e conta com a ajuda de um misterioso 'Sr. Azul' com o qual se comunica via Internet. O General Ross junta uma tropa especial para capturar Banner e aplica no Coronel (chefe de sua equipe) um soro experimental para torná-lo um super-soldado - uma fórmula derivada daquela que gerou o Capitão América. Com a ajuda da Dra. Beth Ross e do Sr. Azul, Banner consegue reverter a transformação em Hulk e parece poder começar a controlá-lo. O sr. Azul é coagido pelo Coronel a transformá-lo num mosntro semelhante ao Hulk e acidentalmente é também contaminado (provavelmente se transformará no vilão 'Líder' arqui-inimigo de Hulk). Por fim, o General Ross recebe a visita de Tony Stark (Homem-Ferro) com uma proposta que nos leva a crêr que se trata da formação da equipe dos Vingadores (Vespa, Homem de Ferro, Capitão América, Feiticeira Escarlate, Visão, Gavião Arqueiro, etc).
Saiba mais:
CinePop
Site Oficial
Adoro Cinema

Espartalhões (Meet the Spartans)

Espartalhões (Meet the Spartans)

Bem humorado, muito sem noção mas não é dos melhores. Faz muitas sátiras com filmes e personalidades. É bom pra assistir com uma turma de amigos, mas é incoveniente para crianças.
Saiba mais:
CinePop
Site Oficial
Adoro Cinema

Rambo - Programado para Matar (First Blood - 1982)


O melhor dos quatro. A história tem consistência e é envolvente. Ao passar por uma pacata cidade montanhosa do interior, o jovem Rambo é discriminado e convidado a retirar-se da cidade, 'talvez', por parecer maltrapilho, ser mal-encarado e andar com uma faca. É preso por desobediência e humilhado na prisão. Consegue fugir da prisão mas é preseguido e caçado pela polícia. Então um clima de guerra se instaura nas montanhas e o exército acaba se envolvendo. O que antes era apenas um mal-entendido transforma-se numa violenta disputa onde não importam mais os motivos ou as razões que deram início a tudo. Por fim, Rambo se entrega. É um clássico do cinema de guerra dramático.
Saiba mais:
Copia Meu Filho
DVDPT

Encurralados (Butterfly on a Wheel)


Suspence mais ou menos. É daqueles filmes que se contar o final perde a graça. O cara passa o filme todo torturando psicológicamente uma casal aparentemente perfeito. Então a poucos minutos do final tudo é revelado. Vou contar o final agora, portanto, se gosta deste tipo de filme, saiba mais sobre ele sem saber o fim:
Site Oficial
Adoro Cinema
Se continuou lendo provavelmente não vai mais procurar assistí-lo, pois todo o sofrimento foi uma armação da esposa e do marido da amante que fizeram tudo isso para dar uma lição nos traidores que trabalhavam juntos. Ele, um publicitário promissor, ela, a secretária do chefe. Filme 'marromenos'.