20.11.08

Traffic


4 Oscars em 2001. + de 2 horas e meia de filme. Com Michael Doulglas, Dennis Quaid e Catherine Zete-Jones.
Música: Jeff Rona.
Universal Television, 2000, Compulsion
Direção: Deve ter sido uma galera, pois nos créditos não pude identificar. Vi somente assitentes de direção, de câmera e fotografia.
Fotografia: Idem.
"IN VINO VERITAS". Conta uma história da fronteira Mexico-EUA, mais precisamente ma ligação entre Tijuana e SanDiego. Duas cidades em países diferentes com extrema proximidade cultural. É um filme inovador em diversos aspectos estéticos. Quanto ao roteiro, é tipo ma novela, com muitos personagens principais (ou sem personagens principais) e cheio de cruzamentos espontâneos entre os personagens. Com várias histórias de vida em diferentes papéis sociais, níveis sociais, etc.
A incursão ao mundo das drogas se faz por vários canais que mostram óticas diferentes do problema: o da polícia corrupta (e da não-corrupta), do adolescente drogado, do traficante, da família, do político, do exército, do A.A.,enfim, mostra as mais diversas visões do mundo das drogas.
A direção ousou ao colorir as cenas que ocorriam em locais não convencionais. As cenas do Mexico em "sépia", as do subúbio "azuladas" e as dos EUA "em cores". Retratando assim as diferenças caóticas do mundo "careta" e do mundo "louco".
Quanto a fotografia, foi trabalhada de forma muito peculiar, mostrando ângulos inusitados e cores diferenciadas em momentos específicos, como nos momentos em que vão par o subúbio ou para o Mexico.
A trilha sonora é de alto nível, mas não de alto impacto.
De uma forma geral é filme bom, mas achei meio sacal. Interessante. O curioso deste de filme é que os personagens são tratados como reais. No México a rixa era entre o cartel de Juarez e o de Obregon. Tinha um tal Madrigal também.
"O maior desafio é a renúncia ao controle".

Saiba mais:
CinePlayers
Site Oficial
Adoro Cinema

Nenhum comentário: