12.2.13

O 22° Herdeiro - The Phantom

O Fantasma que conheci quando criança era negro e não lembro bem de que em que contexto vivia. Lembro-me apenas que não me empolgava muito com suas histórias. O ator me lembra o Neymar do Santos. Só com uma hora de filme, quando começa o treinamento do jovem, é que me dei conta de era mesmo um filme do Fantasma, pois mesmo vendo o título em inglês não quis acreditar.  A lenda do Fantasma é uma mistura atroz da lenda do 'Ancião da Montanha' da 'Ordem dos Assassinos' com o Batman, mas o contexto é uma miscelânia de diversas tradições reinventadas.
O filme é longo (2h30m) e não precisava de tanto tempo pra contar esta história. Tem bem a cara de 'o-filme-que-deu-origem-a-série'.
A direção é muito meticulosa e torna o filme lento e cheio de passagens inúteis. A produção é rica e o upgrade na fantasia do Fantasma era realmente necessária. O roteiro é fraco, repleto de incongruências e de diálogos desnecessários. Parece que foi produzido pra tv e pensado na forma de minisérie.
Com base na Indonésia, o cara passa o filme todo na ponte aérea Ásia-América, com seus jatinhos privados como se fosse um táxi-aéreo dentro da cidade. Mesmo contando com o carisma dos atores, o personagem Fantasma não me cativa. É uma espécie de Batman da selva. Descendente do Barba Ruiva e herdeiro de uma fortuna que mantêm secretamente uma organização apolítica internacional contra a violência, ele vai impedir o assassinato de um pacifista por uma organização criminosa dona de redes de tv por assinatura que manipulam ondas psíquicas para controlar as pessoas. O único com habilidades inatas é o filho do Fantasma anterior, o 22° na linhagem da caveira da floresta sinistra da Ásia, e, que entre outras responsabilidades está em manter sua linhagem, ou seja, engravidar uma moça digna. Seus pais foram mortos quando ainda era criança e foi adotado por um amável casal americano que nunca lhe disse a verdade. São tantos clichês que cansa o telespectador menos paciente. Os erros de continuidade pululam na tela. Não existem mais continuístas na indústria do cinema??? Recomendado para o site Falha Nossa tb.

Nenhum comentário: