5.9.07

Ponte para Terabítia

(Bridge to Terabithia)

Lindo filme. Divertido, sensível, inteligente, engraçado, misterioso... bem Disney!
Saiba mais:
Adoro Cinema
Site Oficial
Cinema CAFRI
Omelete
Interfilmes
Falha Nossa

Transformers


Decepção. Mesmo tendo bons momentos, esperava algo mais maduro, um roteiro mais inteligente. A narrativa, as próprias piadas e diálogos são absurdamente infantis, beirando a idiotice. No entanto, as relações mostradas são de extrema e gratuita violência.
Armamentos pesados são os brinquedos dessas crianças!
Transformers peca em outro aspecto: os movimentos de câmera, que por vezes atrapalham a visualização das cenas. Alguns momentos de extremo impacto visual muitas vezes são anulados com pobres diálogos emotivos.
Mais de duas horas de muita bala, explosões e tiros. Um clima de guerra pesado e constante, até no senso de humor.
É um filme cansativo, tem uma ótima trilha sonora mas algumas vezes é mal aplicada. É um filme repleto de mensagens ideológicas subliminares.
O contexto é de uma megalópole americana onde um jovem no fim da adolescência ganha seu primeiro carro que não por acaso é um 'Autobot', o Bublebee. Um 'Cubo' está na Terra. Os 'Autobots'e os 'Decepticons' estão vasculhando os espaço na busca do 'Cubo'. O 'Cubo' tem o poder de criar novos transformers. Os 'Decepticons' querem destruir a humanidade. Os 'Autobots' juraram protegê-la. Um avô desse jovem descobriu no Pólo Norte um estranho cubo. Esse achado se transformou num projeto secreto na década de 1930 (clichê! Como sempre, todo projeto secreto começa nessa década). Esse misterioso artefato revolucionou a ciência: o laser, o chip, a www, o dvd... Aí o 'merchan' come de esmola: E-Bay, Pepsi... O filme vira e-commerce... Agora os 'Decepticons' estão aqui e somente os 'Autobots' podem nos salvar.
Os efeitos ficaram muitos bons, mas não muito convincentes. A face dos robôs ficou muito estranha e pouco carismática. Percebi uma forte carga de mensagens subliminares principalmente envolvendo o consumo infantil e pré-juvenil, coisa que contrasta violentamente com a idéia de máquinas de guerra que se transformam em robôs gigantes superpotentes. A trilha sonora também deixou a desejar. A direção não me agradou. Enfim, é um filme pra botar na sala e começar a papear...
Saiba mais:
Adoro Cinema
Site Oficial
Wikipédia

Déjà Vu


Filme pseudo-inteligente, mas muito confuso na verdade. Tem uma fotografia fraca apesar dos grandes e fenomenais efeitos de câmera. A trilha-sonora é bastante sutil. A direção é tumultuada e o roteiro confuso.
A história se passa numa das cidades mais negras e francesas dos EUA, Nova Orleans, no período do Mardi Gras (o carnaval americano - não confuda com o 'Carnival' que é uma espécie de festa circense e feira de horrores). Um patriota exaltado comete um ato terrorista explodindo uma balsa com mais de 500 marinheiros e familiares.
Para descobrir o autor as autoridades americanas contam com uma invenção estranhíssima, muito mal explicada e dificilmente palatável. Através de 4 satélites seria possível observar qualquer pessoa de qualquer ângulo dentro de qualquer lugar, com áudio inclusive. Um absurdo lógico, que se torna ainda mais intragável quando ele informa que esse aparelho abre uma espécie de janela temporal que permite essa visualização privilegiada a quatro dias atrás.
Do meio do filme pro final a gente descobre que não só é possível olhar o passado em tempo real, mas enviar coisas e pessoas pra lá.
O filme termina de um jeito estranhamente tranquilo, mas dá a entender que haverá continuação, pois o protagonista salvou todo mundo menos ele mesmo.
A narrativa nos faz refletir sobre os perigos da supervalorização e da exaltação extremada, podendo o maior perigo estar dentro do nosso país e de nós mesmos.
Saiba mais:
Sobre o Mardi Gras
Wikipédia
Cinema com Rapadura
Interfilmes
Adoro Cinema

Um Grito de Liberdade

(Cry Freedom)

Realizado em 1987 é um longo docudrama. Quase táctil. Com o jovem, muito jovem, Denzel Washington tem uma linda e original trilha sonora.
A história narrada se passa em 1977. Desde 1962 o Governo da África do Sul mantêm um sistema de governo rígido e autoritário, podendo prender inadiverdidamente. É o Apartheid! Os negros tinham que estar dentro de casa a partir das 18h. O nome de um negro era sempre precedido de sua etnia. Também baseado em fatos reais o filme retrata a triste realidade da segregação e do preconceito. Um homem negro é banido por causa de suas idéias de igualdade e sua vida, de sua família e de seus amigos serão marcadas pela violência oficial de um Governo ignorante. Bom filme, triste filme!
Saiba mais:
Projeto Autobahn
UFSC
Wikipédia

Arthur e os Minimoys


Dirigido pelo fenômeno Luc besson, é um filme longo e interessante. Mistura animação com realidade. Muito legal!
Saiba mais:
Adoro Cinema
Site Oficial
Cine Pop

À Procura da Felicidade

(The Pursuit of Happyness)

Um filme que retrata o caso de mais uma mãe que abre mão do filho e o deixa aos cuidados do pai. Baseado em fatos reais, o pai, um vendedor fracassado que no auge da sua idade profissional (30 e poucos anos) resolve mudar de carreira. Sem moradia, sem renda, sem esposa e com um filho pequeno pra criar. Com dedicação, paciência e persistência se torna um dos maiores corretores da Bolsa de Valores de NY.
O filme mostra a realidade não glamourosa dos EUA, com seus desabrigados, pobres e desfavorecidos da 'Big Apple', os excluídos no centro do sistema capitalista.
É um filme interessante mas sua dinâmica o torna quase monótono. A trilha sonora é ótima, a fotografia tranquila e a direção é esplêndida.
Um elemento que quero citar é o 'cubo mágico' que o protagonista impressionou ao resolvê-lo rapidamente comprovando uma extrema inteligência espacial. O recorde dessa brincadeirinha é pouco menos de meia-hora como afirma o filme.
Saiba mais:
Interfilmes
Adoro Cinema
Site Oficial

A Casa Monstro


Animação muito engraçada, divertida e inteligente. Boa trilha, boa luz, boa direção.
Saiba mais:
Interfilmes
Cinepop
Adoro Cinema
Site Oficial

Monstros SA


Todo mundo deve ter um exemplar desse em casa. Filme pra todas as gerações de no todas as famílias.
Saiba mais:
CinePop
CinePlayers
WebCine
Wikipédia
Site Oficial