13.2.02

Eu Tu Eles

A historia de uma mulher e seus três maridos

Regina Case
Lima Duarte
Stenio Garcia


Direção
Andrucha Waddington


Fotografia
Breno Silveira


Musica
Gilberto Gil


Conspiração Filmes, 2000
Columbia TriStar


O melhor do filme eh a musica sem duvida.
Não eh o estilo de filme que me agrada. Um dramalhão, meio com suspense, e lutas ideológicas sem discursos. Tabus e normas morais sendo atacadas sem discussões ou qualquer coisa. E a única preocupação eh se o povo vai falar. Pelo menos eh manifesta uma atitude de sinceridade. Ele eh corno, mas sabe que eh. Ela eh frustrada e sabe que eh.

Foi casar não tinha marido na Igreja. Tudo bem. O filme fala da fragilidade humana, do sentimento simples de querer ser alguém respeitável. O filme eh muito bom, mas quem espera diversão, vai ter que esperar o filme acabar. Felicidade e alegria mesmo soh quando os protagonistas estão se “chafurdando”.


A situacao de extrema miséria, abandono e isolamanto em que se encontram os personagens formam um quadro de ficção perfeito junto com o roteiro. Num ambiente onde impera o machismo e a violência contra a mulher, uma mulher consegue se realizar sexualmente passando chifre no seu marido debaixo de suas vistas. Uma situacao que coloca o homem do sertão num quadro de estigma duvidoso, ou seja, seria benéfico fazer as pessoas pensarem que as atitudes da personagem principal (Darlene) as justas?

A direcao e continuidade fizeram seu papel conservador-plagiador-imitador-reprodutor hollywoodiano com sucesso. Quando a fotografia, observei alguns detalhes que decepcionaram. Todos falam que a luminosidade do sertão eh fantástica, etc.,etc., o que facilita o trabalho do diretor de fotografia. Infelizmente o responsável pela direção de fotografia não demonstrou ter muita experiência. Não dava pra perceber quando estava amanhecendo ou quando estava anoitecendo, não fosse o roteiro ou a continuidade que nos dava essa informação, ficaríamos sem saber.

Pessoalmente não gostei do filme, uma decepção.

Nenhum comentário: