25.6.15

25a Hora (25th Hour)


2002. Os créditos iniciais são apresentados juntamente com cenas noturnas de Manhattan e as almas iluminadas das torres gêmeas. Belo começo. O elenco é cativante. Direção de Spike Lee. As locações nos coloca centro de Nova Iorque. Com recursos de câmera curiosos. Estética fotográfica realista e equilibrada. Trilha sonora envolvente. É um filme intimista e reflexivo. Discursa sobre atitudes, postura e decisões que precisam ser feitas com coragem, disposição e alegria.
"Sua vida passou tão perto de não existir"


18.6.15

Junho

A melhor edição. A melhor produção. A melhor trilha sonora. A melhor participação de especialistas. A melhor e mais abrangente cobertura de imagens (Diversos estados e exterior . A melhor exposição de motivos e de pontos de vista. Cenas exclusivas de locais privilegiados (de dentro da prefeitura de São Paulo, de dentro do Congresso Nacional em Brasília, etc.) e uso de aparatos técnicos sofisticados (gruas, drones, etc.). A montagem (feita de maneira espetacular) coloca em cena todo o processo de mobilização que começou com uma pauta homogênea e terminou com a reunião de grupos diversos com objetivos difusos. O nascimento e a constatação de uma nova forma de intermediação entre população e Governo, para além dos partidos políticos e da mídia de massa.

Red Dawn - Amanhecer Violento

Refilmagem do homônimo de 1984. Numa tranquila manhã, uma pacata cidade do interior dos EUA é invadida pelo exército norte-coreano. A cidade é facilmente rendida e sitiada. Uma guerra de guerrilha é travada por adolescentes sem experiência, o Wolverines, contra a ocupação estrangeira que tenta subjugar e, ao mesmo tempo, ganhar a simpatia dos cidadãos. Direção, fotografia e música sem grande destaque. O roteiro respeitou o original o máximo que pode mas não surpreendeu nem cativou como anterior, no entanto, é um bom entretenimento.

11.6.15

Apenas uma chance (One Chance)


Fiquei surpreso por sua narrativa e direção me envolverem tão carinhosamente ao longo do filme. A trilha sonora é uma mistura divertida e séria, alegre e dramática. Os atores são carismáticos. A fotografia é primorosa. É um filme inspirador e instigante. 
Quando garoto amava cantar no coral e ouvir música clássica. É um tenor de grande talento natural que nunca teve o apoio do pai apesar dos esforços da mãe.
Cresceu no subúrbio de uma cidade industrial no País de Gales. Sofreu bullying a vida toda. Conheceu a primeira namorada através da Internet e casou-se ainda virgem com ela. Foi ela a grande incentivadora e protetora de tudo quanto o fizesse feliz. Foi por causa dela que ele enfrentou sua insegurança, seus medos e incertezas. Foi ela que o provocou a estudar em música em Veneza (o que o fez conhecer seu ídolo Pavarotti) e anos depois a se inscrever num famoso programa de talentos da TV inglesa. A próxima frase é um spoiler violento: Venceu o concurso e acabaram todos os seus problemas.
O barato do filme está na construção equilibrada das tensões e da trama que envolve relações familiares, de vizinhança, de amizades, de trabalho, de coleguismo, profissionais, amorosas, de responsabilidade, de desejo, etc. É um filme rico em detalhes e humano ao máximo.

4.6.15

Colateral

A trilha sonora é do caralho. A dinâmica é cansativa e a narrativa não alcança o envolvimento esperado. A história é legal mas faltou 'alma' neste filme. Tem vias sequências. Tem fluidez nas transições de cena. O ator do papel do taxista não me parece autêntico. Não me conheceu nem um momento. Me pareceu deslocado, fora do lugar. A cada aparição eu o estranhava e sabia que aquilo era um ator fazendo um filme tentando interpretar uma personagem. O filme tem uma premissa desagradável. O taxista é poupado pelo assassino profissional e ainda assim ele não hesita em atirar no assassino na primeira chance. Merchandising violento do V3 da Motorola. A direção é inconsistente. Trilha sonora metida a intimista e relativamente original. O título nada tem a ver com a história ou com nada. Remete remotamente ao efeito colateral de ações cotidianas mas apenas remotamente. É um filme frio e pouco envolvente. Todos os personagens nos são frios e