28.5.15

9

Animação futurista pós apocalíptica. Pequenas criaturas maquínicas animadas por espíritos transmutados são os poucos sobreviventes de uma guerra final entre homens e máquinas. Ciência e misticismo se misturam. Uma história repleta de humanidade e esperança. Com direção vibrante e boa narrativa. O cientista responsável pela arma definidora da guerra final usa o artifício da "vida transmutada" (conhecimento místico milenar) e divide sua alma em nove facetas cada uma animando um pequeno boneco robô humanóide feito de retalhos e partes metálicas. Acidentalmente eles ativam a máquina de criar máquinas (e acumular almas) e vêem seus amigos morrendo um a um. Até que consigam desligar a máquina do mal e libertar seus amigos. O roteiro não explica bem muita coisa e ficam muitas dúvidas no ar. A mensagem geral é boa e reflexiva mas a história em si é inconsistente. É uma ótima animação com boas sequências dramáticas e de ação.

21.5.15

A Fita Branca

Alemanha rural, 1913. Uma pequena vila é acometida de acidentes misteriosos. Crianças são espancadas em nome dos pecados dos pais. A comunidade é pacata mas de religião severa e educação rígida. As mulheres são submissas e castas. Os homens sérios e com forte sentimento de honra. É narrado pelo professor que conta sua própria trajetória enquanto exibe o cotidiano de algumas famílias da vila. Mesmo com o envolvimento da polícia os crimes não são revelados. Antes que os mistérios sejam resolvidos começa a I Guerra Mundial. Toda a rotina é interrompida e o filme acaba. A direção é lenta e imersiva. Longos takes causam certa sensação voyer. A fotografia é em preto e branco com forte teor 'noar'. Trilha sonora, inexiste. Tão emocionante quanto este texto.

14.5.15

Transformers 4 - A Era da Extinção

Valores duvidosos. Motivações complicadas. Falta absoluta de qualquer verossimilhança. Narrativa frágil e complicada. Completa ausência de coerência. Direção confusa e poluída. Filme longo. Argumentos óbvios. Falta de respeito à continuidade de tempo e de espaço. Piadas sem timing. Explicações vagas. Justificativas vazias. Muito merchandising. O filme vale pela qualidade do áudio e dos efeitos visuais. Pela fotografia magnífica. Pelos ângulos e movimentos de câmera incomuns. São duas horas e meia de ação e espetáculos megalomaníacos. Chicago. Alguma cidade chinesa. Destruição. Explosão. Tiros, bombas e armas dos mais variados tipos e tamanhos. Nenhum dos personagens humanos dos filmes anteriores. O que mais me incomoda é como os alienígenas se referem aos humanos, como uma massa de indivíduos totalmente desprovidos de identidade, personalidade ou individualidade, especialmente o Optimus Prime que fala com cada pessoa como se pudesse responder pelas ações de toda humanidade.

7.5.15

Team America Detonando o Mundo - World Police

2004. Dos mesmos criadores de South Park. Animação feita com marionetes repleto de efeitos especiais elaboradamente toscos. Humor ácido e sarcástico. Cheio de clichês estigmatizados e estereótipadas referências de filmes famosos. Uma sátira completa à cultura pop americana destilada na trilha sonora, na narrativa e nas personagens. O ditador norte-coreano controla os terroristas muçulmanos e planeja um ataque mundial para transformar todo o planeta em um país de terceiro mundo. Sediados no patriótico Monte Richmore, a equipe de agentes de elite dos EUA contam com o melhor ator da Broadway para deter este desastre terrorista. Com sequências antológicas, argumentos grosseiros, diálogos de baixo calão, ações absurdas e fatos completamente non-sense. É divertido, crítico e reflexivo.