31.5.14

Se Puder Dirija

A idéia geral é boa e tem bons textos mas existe algo de muito errado. É um problema técnico, de dinâmica, de timming... A trilha sonora é boazinha e a fotografia não é ruim mas a edição é tosqueira total. Nem sei o que dizer da direção. Tem boas imagens mas as sequências são lentas, com planos longos demais e isso é chato, é entediante. Imagino que um bom trabalho de edição resolveria. O clímax foi mal trabalhado assim como muitos pontos de virada não foram realmente estimulantes e o final não convence ninguém. Um pai solteiro relapso tenta se reaproximar do filho. Ele trabalha como manobrista num estacionamento privativo. Ele esquece de buscar o filho como prometido e pega o carro de uma cliente emprestado então uma série de situações o impedem de chegar de volta com carro alheio. São muitas situações hilárias que perdem a força cômica mesmo contando com um elenco muito bom. Uma pena.

29.5.14

A Colônia

Os argumentos são estúpidos e idiotizantes. A direção não é ruim mas usa artifícios para camuflar vários defeitos do roteiro. A fotografia é escura e nebulosa. No futuro o superaquecimento global vai gerar uma nova era do gelo. O que sobrou da humanidade vai sobreviver em colônias subterrâneas. Um grupo de sobreviventes enlouquecidos invade as colonias, persegue, mata e esquarteja quem acham.  Um fio de esperança repousa em 12km quadrados de céu azul em algum lugar. É um thriller de suspense sem grandes inovações.

27.5.14

Conexão Perigosa (Paranoia)

Um jovem programador de celular está desenvolvendo uma tecnologia top de aplicações militares. Teve seu projeto recusado na empresa em que trabalhava e foi demitido em seguida. O dono da empresa oferece a ele a possibilidade de assumir um cargo executivo na empresa concorrente com o compromisso de fazer espionagem industrial. E isso prometia ser uma boa idéia até ele descobrir que o seu novo contratante já estava prevendo tudo. É um filme de direção ágil e interessante. Tem uma fotografia magnífica e ótima trilha sonora. É divertido, tem bons diálogos e argumento convincente. A trama evolui numa tensão contínua que prende a atenção e mantêm o suspense. Bom filme sobre perspectivas de tecnologia vestível.

25.5.14

Turbo

Um jovem caracol, fã de Fórmula Indy, sonha em correr e é ridicularizado e destratado por sua comunidade enquanto seu irmão tenta protegê-lo como pode. Após cair acidentalmente num motor turbinado de um carro durante um 'pega de rua' ele adquire poderes similares a um carro de corrida: rádio, luzes, faróis, alarme e muita, muita velocidade. Quando ainda aprendia a usar seus novos poderes um acidente quase destrói sua comunidade (um canteiro de tomates de jardim). Ele e seu irmão são demitidos e acabam conhecendo um jovem que quer fazer da corrida de caracóis um atrativo para sua loja de comida mexicana. Logo eles tem uma ideia melhor: inscrevê-lo nas 500 milhas de Indianápolis! Muitas situações engraçadas, muita comédia de situação, boas frases de efeitos, ótimas seqüências de ação, direção empolgante, trilha sonora animada, enfim, uma animação de alto nível em todos os aspectos. 

23.5.14

Frozen - Uma Aventura Congelante

Uma animação musical clássica. Impecável em tudo. Uma hora e quarenta minutos onde condensaram o que há de mais sublime e perfeito em narrativa, direção e técnica. A filha mais velha de um rei nasceu com o poder de controlar o gelo. Um incidente durante uma brincadeira inocente a fez atingir sua irmã caçula com um raio congelante na cabeça. Com a ajuda de simpáticos trolls da floresta o rei conseguiu reverter o ocorrido mas proibiu o contato entre as irmãs e isolou o castelo da cidade. Um naufrágio matou o casal real e ao completar 21 anos a filha mais velha seria coroada rainha. Sem saber controlar bem seus poderes ela congela todo o reino e se isola numa montanha. A irmã parte sozinha para trazer a rainha de volta. No caminho ela encontra amigos que se sacrificarão por elas até a rainha atingir novamente por acidente a caçula, mas desta vez no coração. A rainha é capturada por aqueles que a deviam proteger e somente um ato de amor verdadeiro será capaz de trazer de volta a alegria e tirar o reino do gelo eterno. Tudo é muito doido mas muito bonitinho também. É daqueles filmes que não podem ser destruídos por spoilers nem são afetados por comentários. É dos filmes que dá pra assistir incontáveis vezes sem enjoar, especialmente se você for uma menina. É, achei este filme bem voltado ao público infantil feminino.

21.5.14

Um Time Show de Bola

O filme começa com uma bela homenagem ao filme 2001, Uma Odisséia no Espaço e a origem o futebol. Crianças num bar eu não gostei. E os clichés são explícitos demais, tanto as personagens quanto as situações. Os desenhos e a direção é são ótimos mas o roteiro se perde. É difícil de avaliar mas não é uma animação tão divertida. O design tá bem legal, especialmente o dos bonecos. Um moleque bom de bola desafia um outro a uma partida de totó. Ele perde e vai embora da cidade. Anos depois torna-se o melhor jogador de futebol que existe e retorna a cidade. Sem ter esquecido aquela derrota, ele desafia o mesmo jovem a uma revanche. Mas como é dono da cidade ele manda destruir o bar com tudo dentro mesmo querendo a tal revanche (Dã!). Então manda procurar a mesa de totó no lixão. Não lembro bem como mas o vencedor da partida de totó é que o convoca a uma revanche mas no campo normal (como assim??), e valendo a cidade. Ele convoca um mendigo, um ladrão, um emo, um policial, um brutamontes, um padre, um velhinho e uma... senhora de bigode! (Quê?!) pra disputar uma partida com atletas profissionais campeões. E, detalhe, quer vencer sem trapacear... Ah, cara é muita forçação! Por fim eles perdem a partida (por pouco) e mesmo assim o time vencedor perde o patrocínio. Eles desistem da antiga cidade e criam uma nova e fim. Valeu o esforço mas o roteiro destruiu o trabalho dos animadores.

19.5.14

Meu Malvado Favorito 2

É aniversário da caçula e todos estão preocupados com a solidão de Grupo - O Malvado. Boa parte das piadas gira em torno disso. Um vilão roubou uma instalação científica e se apossou de uma fórmula capaz de transformar qualquer um em monstros ferozes horripilantes. Uma agente secreta recruta o ex-vilão Grupo para localizar o perigoso novo vilão. É muito engraçado e nos divertimos do começo ao fim. O roteiro é previsível mas não decepciona. A trilha sonora resgata clássicos de pelo menos três idiomas diferentes e os gráficos assim como as sequências de ação são muito bem dirigidas, ágeis e empolgantes.

17.5.14

Stargate - O Portal Estelar

É um definitivamente. O roteiro é muito bem desenvolvido e faz links incontestáveis com a realidade histórica. A produção milionária não economizou no design dos figurinos e a imaginação extrap clássico ola os limites da sanidade. Entre as escavações arqueológicas no Egito é encontrado em 1928 uma espécie de portal cujas inscrições são indecifráveis por décadas. O material no qual é constituído o aparato é um metal que não existe na Terra. Faltando um último símbolo a ser decodificado um grupo militar é destacado para acompanhar os progressos científicos feitos. Um estudioso cujas teorias são rechaçadas e é ridicularizado pela sociedade acadêmica é também envolvido no projeto secreto. Quando conseguem desvendar o significado e a sequência dos símbolos o portal estelar é ativado e um grupo de soldados é enviado pelo portal junto com o cientista para o outro lado do Universo conhecido. Lá descobrem que uma civilização similar a do Antigo Egito está se desenvolvendo e que uma espécie de vida antiga e alienígena usa o corpo de jovens humanos para se perpetuar viva. Os efeitos especiais são ótimos e tudo é muito realista, desde as interações sociais até as relações com a cultura e tudo mais. No filme, as pirâmides de pedra são uma base onde pousa uma nave pirâmide gigantesca. É tudo muito convincente no filme exceto a forma como eles desvendam os símbolos. É um filme realmente fascinante e atemporal.

15.5.14

Oblivion

Um filme no qual pouco podemos falar sem dar spoilers. O roteiro nos surpreende em diversos momentos de modo que temo diminuir o interesse pelo filme. Penso que filme assim são falhos então se não gosta de saber do filme antes de assisti-lo não leia a partir daqui. A direção é tranquila mas está longe de ser ótima. A fotografia é esplêndida assim como os efeitos visuais, o design tecnológico e os padrões arquitetônicos. A trilha sonora trás boas surpresas e os efeitos sonoros são bem legais também. O roteiro é explicativo mas apresenta algumas pontas soltas apesar de levantar questões relevantes quanto a alguns conceitos e possibilidades científicas. No futuro uma espaçonave é enviada da Terra para uma das luas de Saturno - Titan - para averiguar um possível objeto alienígena. Os alienígenas destroem a Lua terrestre provocando um cataclisma sem precedentes o que leva quase a extinção da humanidade. Somos levados a crer no que o protagonista crê mas aos poucos percebemos que tudo é uma farsa. A humanidade perdeu o planeta para os alienígenas que mantém uma permanente exploração dos meios naturais enquanto clones humanos são usados para consertar drones que objetivam exterminar o que sobrou da humanidade. Um dos clones é cooptado pela resistência humana e agora vai ajudar a matar aquela forma de vida alienígena que é de uma espécie maquínica desconhecida. Muito tiro, muita explosão, boas sequências aéreas, alguns momentos de profundidade existencial relativa e situações cômicas meio que fora de hora. Led Zeppelin na trilha sonora e outras boas referências. O filme é metido a cult e aparenta uma seriedade meio maluca. Gostei e acho que vale assistir de novo logo logo.

13.5.14

Iracema - A Transa Amazônica

"Do destino ninguém foge"
Frase do caminhão do Tião Brasil Grande (protagonista)

É um filme de Orlando Senna que denuncia em 1974 as mazelas sociais e econômicas que os estados do norte da Brasil ainda hoje padecem. Quarenta anos depois da realização deste filme a Rodovia Transamazônica ainda não foi concluída, a prostituição infantil ainda reina naquelas bandas, o roubo de terra ainda é uma realidade, o tráfico de madeira de lei ainda acontece, o trabalho escravo persiste, o roubo de gado continua... É um filme denúncia. Cenas aéreas e terrestres de desmatamentos e queimadas ilegais enquanto o INCRA e o Governo Federal tentam impor alguma ordem nos procedimentos comerciais. Iracema é uma adolescente de família ribeirinha que aos quinze anos começa a se prostituir. Na tradicional Festa do Sírio de Nazaré em Belém do Pará, ela conhece um caminhoneiro que a larga num cabaré qualquer de beira de estrada após passar uns dias com ela na boléia de seu caminhão pelas estradas do interior do Pará. Ela volta pro seu lugar de origem e é enganada por um tratorista que a abandona longe de casa. Uma conhecida tenta ensinar a ela o ofício da costura mas ela insiste 'no correr mundo', 'na vida sem rumo' (palavras dela) e volta pro cabaré. A trilha sonora é autêntica (com direito a Bartô Galeno e outras preciosidades) e a qualidade do som direto é impressionante para o padrões da época especialmente naquelas locações. Ele retrata os hábitos alimentares e culturais, os equipamentos de entretenimento disponíveis (feirinhas, circos, parque de diversões, procissões, bares e cabarés) de modo ultra realista. Vencedor de mais de uma dúzia de prêmios internacionais é um clássico na cinematografia nacional.


Ninguém sabe

11.5.14

O Caçador (Chugyeogja, 2008, The Chaser)

Suspense policial sério e realista. Tem uma dinâmica lenta mas envolvente. A direção é um pouco cansativa. O roteiro é muito bom no entanto os diálogos são pobres - assisti à versão dublada. A fotografia também é boa. A trilha sonora é original e transmite bem o clima do filme. Um ex detetive da polícia de Seul trabalha agenciando garotas de programa. A situação financeira é difícil e as meninas começam a sumir sem explicações. Desconfiando de que um dos clientes esteja as vendendo ele descobre que na verdade elas estão sendo mortas. A incompetência, a influência política e a corrupção assim como a benevolência das leis libertam o suspeito detido pelo ex detetive e o impedem de fazer justiça. Uma última prostituta, mãe de uma menininha de 7 anos ainda vive no cativeiro. Mesmo com os impedimentos legais eles faz de tudo para encontrá-lá. É surpreendente e a seriedade do tema assim como a violência chega a chocar em alguns momentos. Bom filme cujo roteiro já é propriedade hollywoodiana então aguarda-se uma nova versão mais americanizada em breve.

9.5.14

Bons de Bico

Não é tão engraçado quanto promete.

7.5.14

Doce Vingança 2

Em Nova Iorque uma jovem modelo procura fazer um book de graça conforme um anúncio que vira. O fotógrafo e seus dois irmãos búlgaros tentam convence-la a fazer fotos sem roupa. Ela recusa mas o mais novo dos irmãos se encanta por ela e vai na casa dela o de a estupra e mata um vizinho dela. Os irmãos levam-na pra Bulgária onde tem a proteção dois pais. Tracam-na no porão e todos abusam dela, a batem e a enterram. Como o título nacional do filme já é meio spoiler posso dizer que ela consegue milagrosamente se vingar de todos. Trilha sonora discreta, fotografia de tons sinistros, direção suave e fraquinha.

5.5.14

Madagascar 3

É totalmente insano. Maluco. A turma passa por Mônaco, Paris, Roma e Nova Yorque. Juntam-se a um circo de animais e são perseguidos por uma policial francesa caricata e completamente louca. É divertido e tem muitas situações cuja absurdidade beira o insano. A dinâmica frenética das ações nos deixa aturdido e as sequências de confusões mal nos deixa pensar.

3.5.14

Mundos Opostos

O filme é todo metalinguístico. Cada detalhe faz uma referência às dicotomias e contradições do mundo. Num lugar remoto do Universo, dois planetas vivem geminados. Cada um com sua própria gravidade. Seus habitantes são atraídos pela gravidade de seu planeta de origem mesmo estando no outro planeta.

1.5.14

Os Croods

Uma família da caverna vive sob a lei do medo, da incerteza e da escuridão. É quando a inquieta filha adolescente conhece um jovem que domina o fogo e possui um animal doméstico. O mundo está passando por uma mudança estrutural. É o fim da pangeia. O início de uma nova era de conhecimento e experiências. Preocupado em defender a família dos perigos desconhecidos o chefe da família se pauta em receios irracionais. Só a muito custo - e muita comédia - isso vai mudar. Bela animação. Divertida, instrutiva e de bom gosto. Animação emocionante com trilha sonora comovente e contagiante.