31.5.13

A Viagem

É praticamente uma evangelização. Conceitos de Carma, de Darma, plantar, colher, merecer, desejar, enfim... O mais incrível é a manutenção do alto nível de instigação e curiosidade durante quase três horas de exibição. Foram duas equipes de direção em seis histórias com os mesmos atores vivendo personagens distintas. É um filme místico, repleto de reflexões filosóficas, existenciais, transcendentais... E fica mais compreensível o porquê de tanta explicação paradoxal quando sabemos que um dos irmãos Wakolsky fez a cirurgia de mudança de sexo e virou mulher. Então todas as narrativas são contadas de maneira fluida, rítmica e entrecortadas, numa mescla de montagem linear apesar de cada história se passar em épocas e lugares diferentes. É um filme estranho. Com trilha sonora intimista, com textos cheios de máximas irrefutáveis,  fotografia complexa e absurdamente diversificada. A direção é cadenciada com cortes controlados e sequências elaboradas plano a plano. Não acho possível captar muitos elementos do filme numa única assistida. É daqueles filmes que podem gerar horas e horas de debates, especulações e a teorias. Dizem que o livro do qual foi originado o roteiro era tipo como infilmável. Então está aí, pra quem quiser quebrar a cabeça um pouquinho sem machucar ninguém... "Cada um tem o que merece",  "Só se colhe o que se planta", "Tem hora pra tudo", "Cada qual e seus cada quais"... Esses foram alguns dos provérbios que me vieram a mente enquanto tentava decodificar o que via.

16.5.13

Somos Tão Jovens

Gostei. É sensível, sério e leve. Conta de maneira graciosa como Renato Russo fundou a banda Legião Urbana. Suas músicas pontuam todo o filme e nos oferece palhinhas de Capital Inicial e Plebe Rude. Senti falta de Paralamas do Sucesso e Titãs, contemporâneos da cena rock brasileira. A fotografia está incrível. Cenografia e figurino primorosos. A direção é fluida e agradável. A reação de Renato à morte de Lennon me surpreendeu. Emocionei-me quando ele toca a primeira música que aprendi ao violão e fiquei chateado por minha participação se resumir a um cara que passa na frente do carro quando ele liberado da situação da Rockonha. Mais vida aos figurantes! Rsss

On The Road - Na Estrada

É um filme pé no freio. Bem ambientado e com figurino de qualidade. Muitas locações dos EUA interioranos pré-1950 e de algumas metrópoles também. Baseado inteiramente no livro homônimo de Jack Kerouac até hoje ícone da contracultura e sinônimo de liberdade de atos e pensamentos. Difícil de acompanhar o tédio. É um movimento de reflexão para a sociedade americana com exposição de vários tipos, comportamentos e culturas. É interessante neste aspecto. Contextualizar historicamente é fundamental. A direção do brasileiro é absolutamente acadêmica e não empolga em momento algum. É um filme introspectivo falando sobre aspectos existenciais de pessoas extrovertidas. Termina o filme e você fica com a pergunta: e aí?

12.5.13

Robosapien

A trilha sonora pop é um saco. É filme infantil. Talvez bom para aprender o idioma. A história, as situações e todo o contexto é uma bobagem clássica com todos os clichês imagináveis. Representa o rito de passagem da infância a adolescência com todos os complicadores da fase. Os efeitos especiais são bem realistas assim como os movimentos do robô. O design sugere brinquedo e não será estranho ver o Cody em outras plataformas.

Apocalipze - Web Série

2015. O petróleo do pré-sal motiva protestos públicos. O Brasil é atacado por armas químicas. Grande parte da população está morta. Algumas pessoas aparentam ser imunes aos gases tóxicos. Um pequeno grupo se une para enfrentar juntos a nova realidade. Com uma produção bem equipada para os atuais padrões web, fiquei surpreso ao perceber o uso de gruas e outros equipamentos. A direção não é das melhores mas usa bem os recursos que dispõe. A fotografia ficou bem calibrada com os efeitos visuais. Estes não impressionam e tentam ser.discretos o que combinou bem com a proposta do filme. Este episódio tem menos de uma hora de duração mas parece mais por causa da dinâmica da ação e da cadência dos acontecimentos. Gostei da tentativa e torço que aperfeiçoem propostas como esta. Com ou sem clichês.