29.11.12

Cosmópolis

Que grande perda de tempo. Só a trilha sonora se salva. Verborragia pura. Evocando uma máxima marxista o filme divaga dentro de uma limosine em meio ao caos de uma megalópole engarrafada. Jovem e bem sucedido, executivo da bolsa de valores de NY decide cruzar a cidade para cortar o cabelo enquanto se depara com sua própria perda de controle ao perder bilhões numa decisão equivocada. No caminho recebe em seu carro amigos, prostitutas, sócios... Enquanto tergiversa, filosófa, negocia e blá-blá-blá... Chato, muitíssimo chato. Bom, mas deve haver um significado maior pra tudo isso.

28.11.12

Millennium - Os Homens que não Amavam as Mulheres

Longo filme... Suspense investigativo repleto de detalhes. A narrativa começa com duas trajetórias diferentes que se unem na metade do filme. É como se tivessemos três filmes em um. Um jornalista é contratado para escrever a biografia de um magnata sueco. Tudo pretexto para que ele possa continuar uma investigação sobre um trágido incidente. A sobrinha fora assassinada a quarenta anos e o magnata sueco  precisa descobrir quem foi o criminoso pois lhe resta pouco tempo de vida. Uma trama violenta com ares vingativos e lances muito envilventes. As locações são fabulosas.

Sombras da Noite

Carismático e divertido. Uma comédia sinistra. Em 1776 a empregada de uma mansão se apaixona pelo filho do patrão. Por ele não retribuir seu amor ela usa a bruxaria para matar os pais do garoto, a namorada dele,  transformá-lo em vampiro, colocar toda a cidade contra ele e o enterrar num caixão acorrentado. Quase 200 anos depois ele consegue sair e vai tentar recuperar tudo que perdeu. É aquele mesmo clima da animação 'Noiva Cadáver' do mesmo diretor Tim Burton. Muito legal. Cheio de detalhes com argumentos e textos maravilhosos no melhor inglês possível.

O Vingador do Futuro

No futuro a Terra será devastada por uma guerra. Não haverá mais lugares habitáveis além da Inglaterra e da Austrália. Ligadas por um transporte que passa pelo centro do planeta: A Queda, o Governo Central sediado na Inglaterra tenta justificar a fabricação de armas e o extermínio de civis na Colônia (Austrália). Forja um inimigo terrorista para combater: Os Rebeldes. O objetivo é conseguir mais espaço habitável. A trama é confusa. A realidade é totalmente recriada. Carros voadores, favelas tecnológicas, implantes biônicos, holografias, robôs, andróides e ciborgues. Um agente federal trai o Governo é capturado e têm sua memória reimplantada como um simples operário. Resgatado pelos rebeldes ele tenta impedir uma invasão militar do Governo à Colônia. Muita ação,boas sequências de luta e uma torrente de efeitos especiais. O que pensei ser uma refilmagem é na verdade uma nova adaptação de um texto original. Ficou muito bom e apesar de a idéia central ser mantida toda a ação é reconfigurada. Achei tão bom quanto o primeiro filme.

27.11.12

O Espetacular Homem Aranha

Que tragédia. Nunca o vi tão feio, tão magro, tão estúpido e andando de skate. Não conhecia nenhuma referência de seus pais até agora além da que dizia que morreram num acidente. Mary Jane não é seu 1° amor e sim Gwen Stacy (que era a segunda e por sinal deveria ser linda - o que não é o caso). A morte do tio Ben é resultado de burrice e não do acaso. Pô! Que doidera foi aquela d'ele voltar a fabricar o lançador de teia? Era a coisa mais patética do herói até a década de 1990 quando foi muito bem resolvida com a idéia da mudança genética. Se era pra voltar ao Aranha original por que não fizeram um filme época? Seria bem legal reconstituir a Manhattan dos anos 1960, antes dos computadores pessoais, celulares e pesquisas genéticas... Até as teorias científicas e os equipamentos tecnológicos foram despejados num balseiro anacrônico de nada com nada: células-tronco, holografias, biometrias, etc. Enquanto ele fotografa com uma câmara das mais toscas de 35mm. Pra piorar mais um pouco, o timing é um descompasso sem fim. Romantismo, drama, ação e comédia se misturam de forma destemperada. Sabe aquelas piadas contadas fora de hora? Pois é, o filme é todo assim.Odiei esta versão. Nem o senso de humor caracteristico do personagem, nem o caráter foi mantido e tornaram-no pouco imaginativo, imbecil, mentiroso, ladrão e sem graça. Um  Peter Parker bipolar! É preocupante. Ele aje com a família como um adolescente drogado. Enterraram todo o carisma do cara. Stan Lee deve estar ficando gagá pra permitir uma adaptação desta.

24.11.12

Marley

Inspirador. Encantador. Fabuloso. Mítico... Nenhuma palavra traduzirá a potência feste filme sobre o maior e mais influente 'popstar terceiro mundista'. É um documento histórico. Criaram um clássico da filmografia universal. Com extras fantásticos que incluem entrevistas com fãs ao redor do mundo inclusive do Brasil. Com músicas, fotos e vídeos inéditos permeados por entrevistas contemporâneas de amigos e familiare. É tocante, político, religioso, filosófico, saudável, sublime... Quero a trilha sonora no meu ipod! Gun Jah Rastafarai!

23.11.12

Batman 3 - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Tecnicamente irretocável. Visualmente impressionante. A mulher-gato da DC continua sendo mais gostosa que a da Marvel (Gata-Negra), principalmente na sua postura sobre a batmoto. Uau! O filme tem, pelo menos, um defeito imperdoável. É 'o' defeito: o roteiro. É de um desprezo crasso a inteligência. Situações óbvias demais, forjadas demais, forçadas demais, que beiram a idiotice e subestimam o mais desatento e ignorante espectador. Poderíamos relevar posto que é um filme, mas é irritante sentir-se subestimado. Apesar se ser só um filme, são pessoas, humanos em situações que precisam ser minimamente verossímeis. E para isso o Batman apanha pra caramba ao invés de chegar apavorando e finalizar sem muitod movimentos. Pô! Polícia nenhuma, em mundo nenhum, mandaria todos os policiais da cidade pra dentro de um buraco pra procurar bandidos ou o que quer fosse deixando a superfície sem policiais. Me ajuda aí, ô! E foram tantas atitudes estúpidas como esta que obscureceram toda qualidade sonora, fotográfica, de direção, de efeitos especiais, de estilo do filme.
A história é confusa por ser mal contada não por ser densa. Existe uma contradição paradoxal que me aflige em todo o filme. A bondade do supermegabiliardário e sua fragilidade humana diante do poderoso, temido e implacável super-herói repleto de equipamento mortíferos que prega a não violência e o não uso de armas de fogo. Ah meu, por favor!

21.11.12

A Toda Prova

A narrativa quase toda em 'flashback' é uma trama de vingança para incriminar e matar uma agente de uma empresa que fazia espionagem terceirizada. A história é confusa mas bem legal. Com trilha sonora original, lutas bem coreografadas, criativas e violentas. Me surpreendeu.

20.11.12

Prometheus

Visualmente incrível. Muitos clichês e alguma idéia de alta tecnologia superavançada e sinistra. 2089. Escócia. Um achado antropológico leva a crer que a origem da vida na Terra é proveniente do espaço sideral. Novamente emerge a discutida: 'ética humana' vs 'ética maquínica'. A fé como uma questão de escolha. Um clima de suspense constante. Algumas situações tão absurdas quanto idiotas, diálogos pseudo-inteligentes e clichês básicos. Várias perguntas ficam no ar. Qual a relação destes aliens com os do '8° Passageiro'? Parece que não me falaram alguma coisa...
Ps.: Lendo 'Adoro Cinema' fiquei sabendo que a idéia original deste filme era ser o Prelúdio da trilogia 'Alien'...

O Discurso do Rei

Envolvente, comovente, tocante. Simpático. Difícil. O rei britânico, gago, é forçado a fazer graves anúncios via rádio aos seus súditos durante a Segunda Guerra Mundial. Baseado em fatos reais.

19.11.12

Protegendo o Inimigo

Mal entendidos e coincidências revelam que a CIA nem sempre é o que dizem que é. Com o cara do lanterna verde e Denzel Washington.

O Golpista do Ano

Na linha de 'O Mentiroso', nesta história um honesto pai de família no aige da maturidade se assume gay e passa compulssivamente a aplicar golpes que lhe rendiam muito lucro mas também muitos problemas com a justiça. No plano de fundo da trama todo percurso de uma aproximação e vínculo sentimental homoerótico.

Arraste-me para o Inferno

Muito susto divertido. Bela produção com efeitos especiais originais e uma trama densa e tensa. Uma bruxa cigana rogou uma praga a uma moça que a assombraria por 3 dias para finalmente matá-la. Só há um meio de interromper a maldição.

Do Além

Ambientado numa cidade interiorana e pudica dos EUA. Uma maldição estava matando, um a um, a população da cidade que culpava uma família pagã pelas tragédias.

Os Especialistas

Violência gratuita, falso moralismo e cadáveres frame a frame.

A Origem

Complexo. Principalmente por tratar da possibilidade de viver verdadeiramente dentro do próprio sonho e, dentro dele sonhar e, manipular o sonho do sonho e, viver o sonho ad aeternum... Como um espelho de frente a outro. Deixa a gente maluco...

O Beijo da Morte

O título é uma absurdidade. Nada tem a ver com o filme, a história é bem original. Gangsters dos anos 80 e tal e tal...

Ninja

Mais um americano que se destaca magnificamente quando largado pela família e educado por um mestre japonês. O roteiro é bobo mas é bem filmado com rica produção, boas sequências de ação e inspiradas coreografias de luta.

Colombiana

A criança cresce e tem a oportunidade de executar aquela vingança que a tanto tempo guardava em seu peito sulamericano. Muita bala e muitos mortos com familiares que não vão procurar vingança.

A Perseguição

Eles precisam sobreviver a uma matilha de lobos da neve agora que conseguiram escapar de um acidente aéreo.

O Grande Ano

Nos faz crer que registrar pássaros diferentes em locais ermos é uma esporte viciante, empolgante e competitivo. No elenco 3 atores comediantes dos mais carismáticos. É meio 'forçação' de barra mas é um filme leve com suave trilha sonora.

MIB 3

O ator que contracena com W. Smith não causa o mesmo efeito de T. Lee Jones. A comédia está mais nos diálogos que nas situações. Repleto de erros de continuidade, parece que dispensaram os serviços de assistente de direção e se deixaram levar pelo encantamento que a franquia mitiga. A viagem no tempo é uma idéia legal mas porcamente explorada pelos roteiristas. O mérito fica para a produção e designer, pois roteiro, direção e argumento estão aquém dos filmes anteriores. Um vilão volta no tempo para evitar que o Agente K lhe arranque o braço e propiciar a invasão da Terra. O Agente J vai ao passado para evitar que isso aconteça. Diversão garantida.

18.11.12

Diário de um Jornalista Bêbado

É uma história maluca e ao mesmo tempo crítica do colonialismo americano em Porto Rico. A história se passa na década de 1960 e não tem como deixar de comparar a realidade brasileira da época. Expõe as velhas manobras políticas e econômicas tão caras ao terceiro mundo ao mesmo tempo em que revela as facilidades de quem tem os contatos certos - principalmente se for dado à corrupção. É um filme divertido, inteligente e sério.

A Pele que Habito

Trás uma visão muito estranha da realidade científica e da estúpida natureza humana. O filme fala sobre um pai amoroso que,  amargurado com o suicídio da filha, trama uma vingança inimaginável a uma mente sã. Cirurgião plástico de renomado culpa o paquera da filha por sua morte. Captura-o e por 6 anos faz experimentos cirúrgicos com o garoto finalizando com uma vaginoplastia. Agora o respeitável e amargurado médico passa a relacionar-se intimamente com sua cobaia, agora feita mulher a imagem e semelhança de sua tragicamente falecida - e também- suicida esposa. Muito sinistro.

ID:A - Identidade Anônima

Uma produção europeia ambientada entre a França e a Dinamarca. Conta a história de uma moça cegamente apaixonada por um famoso e ciumento cantor de ópera que acorda ferida num rio com amnésia e milhões de euros numa sacola. A dinâmica é cadenciada e aumenta o ritmo ao longo do filme. A trama tem umas complicações que envolvem o marido, o irmão e um grupo radical de comunistas. É um suspense envolvente apesar de erros crassos de continuidade e edição meio maluca.

Conflito das Águas

Ambientado na Cochabamba do ano 2000, nas montanhas Bolivianas, retrata os bastidores das filmagens de um longa-metragem de baixo orçamento. Enquanto lidam com atores amadores a equipe técnica se vê no meio de uma reinvidicação popular contra a privatização da água. As filmagens então são interrompidas por causa da violência do conflito entre cidadãos e forças armadas. Membros da equipe de filmagens vêem-se envolvidos emocionalmente com o elenco local e expõem-se em perigos reais. Um filme tocante e revelador.

Plano de Fuga

O filme com Mel Gibson se passa numa prisão de Tijuana no México. A trilha sonora é toda latina e apresent algumas músicas bem legais, entre elas 'Clandestino' numa versão diferente da que eu conhecia na voz de Mano Chao. O roteiro tem boas sequências de ação, argumentos engraçados mas cínico. É mais um filme que exibe a moral do crime e da esperteza como vantagem. Narrado em primeira pessoa o personagem ironiza essa moralidade. Filme curto ( +ou - 1h20m) e divertido.