17.3.09

Queimando Asfalto


É um filme legal. Dinâmico, com ótimas sequências, bons textos em um roteiro simples. Fica devendo quanto a qualidade da direção, da fotografia e da trilha sonora. Tem certas incongruências injustificáveis, como os modelos ultrapassados dos celulares convivendo com máquinas automotivas e equipamentos de som ultra modernos. A história se passa na Alemanha. Para não fechar a oficina da família uma jovem coloca seu carro em rachas de rua.

Saiba mais:
CinePlayers
InterFilmes
Tenha o seu:
DownFilmes

13.3.09

Cash - O Grande Golpe


Boa tentativa, mas ficou a desejar em todos os aspectos. O roteiro tenta ser criativo e inteligente mas esbarra no clichê e no óbvio. A fotografia tenta ser primorosa mas pára no convencional. A direção busca ser autêntica mas fica no enfado. O texto procura o bom humor mas fica sem sal. A trilha quer ser cult mas torna-se sacal. Um grupo de vigaristas tenta se dar bem em cima de um vigarista mais competente. Uma policial forja ser corrupta para prendê-los e termina por corromper-se realmente. O grupo de vigaristas é trapaceado pelo vigarista mór que acaba por ser enganado por sua fiel parceira e um dos do grupo rival. Enfim, todos se dão mal, exceto os dois que traem seus amigos. Não me surpreendi, mas cochilei legal.
Saiba mais:
ePipoca
Cineminha
InterFilmes
Tenha o seu:
Stop Filmes

10.3.09

RocknRolla - A Grande Roubada


Muito, muito bom! O melhor filme que vi este ano! Com direção do ex-atual marido da Madonna, Guy Ricthie que dirigiu também Snatch, Porcos e Diamantes e Jogos, trapaças e dois canos fumegantes , ambos inferiores a este, que é de tirar o fôlego! Sequências impressionantes, inusitadas, criativas e inovadoras. Fotografia inebriante com belíssimas panorâmicas e iluminações autênticas. Travellings e stead-cans inéditos. Trilha sonora instigante e perfeitamente montada, com muito rock'roll inspirado. Roteiro criativo e textos hilários, além de uma narrativa completa dos mais variados recursos e, ao mesmo tempo, simples e objetiva. É um dos mais empolgantes filmes do ano. Uma história maluquíssima, cheia de desencontros e repleta de personagens sem caráter e forte personalidade. É uma cruzetagem atrás de outra. Por causa de uma licença para edificação em local proibido milhões de dólares são roubados e muitas pessoas são machucadas, enquanto tentam descobrir o paradeiro de um valioso quadro da sorte, o cabueta que fez quase todos os marginais passar anos da prisão e onde está o roqueiro (rock'nrolla) - daí do título do filme - que foi dado como morto mas continua vivo pelas ruas de uma nova Londres, moderna e bem iluminada. Engraçado, inteligente e dinâmico. Impecável! Imperdível! Cativante! Aguardo ansioso a sequência...
Saiba mais:
EntreLinhaz
Omelete
Adoro Cinema
CineTurbo
Site Oficial
ePipoca
Tenha o seu:
Stop Filmes
Comentário Revista Veja no YouTube:

Em Nome do Rei

(In the Name of the King: A Dungeon Siege Tale)

"- O que vamos fazer com todas estas fantasias que foram utilizadas na trilogia 'O Senhor dos Anéis'?
- Sei lá! Vamos usar em algum outro filme desses aí...
- É, boa idéia. Daqui a alguns anos a gente faz isso."
Esse diálogo foi a primeira coisa que me passou pela cabeça nos primeiros 5 minutos de filme. Logo depois, pensei:
"Não, no decorrer do filme as coisas vão melhorando..."
Ledo engano. O filme é uma sucessão de equívocos, sendo o maior dos erros escolha da trilha sonora. Não que ela seja má, pois tem até um certo bom gosto. O problema é junção do áudio com o vídeo. Talvez ouvir o cd da trilha sonora deste filme seja agradável. Mas assistindo ao filme parece que foi montada no Windows Movie Maker. Aquela trilha foi feita pra outro filme, tenho certeza! Em nenhuma sequência a trilha sonora combina com o vídeo. O clima do áudio é um e o do roteiro é outro. A direção é uma grande porcaria, com sequências por vezes desnecessárias, por vezes longas demais, por outras curtas demais, muitas vezes mal montadas, outras tantas mal planejadas, enfim, desastre total. A fotografia e os efeitos visuais são bons, bonitos e simples. Um lavrador órfão, feliz e conformado, tem sua esposa raptada e seu filho morto por Kruls (uma versão pobre dos Orcs do Senhor dos Anéis). Mesmo sabendo que seus inimigos são os mesmos que os do rei nega-se a ajudá-lo preferindo enfrentar os Kruls com seu cunhado e um vizinho. Claro que se dá mal e revendo seus conceitos une-se ao rei, que por coincidência do destino descobre ser seu pai. Blá, blá, blá... Muita ação chata, muita música 'nada-a-ver', muito efeito especial fraco e muita perda de tempo. Talvez alguma criança goste! Bleargh!!!
Saba mais:
ePipoca
InterFilmes
CinePlayers
Tenha o seu:
Baixando Filmes

9.3.09

Mandela - Luta pela Liberdade

(Goodbye Bafana)

Baseado no livro escrito por seu principal carcereiro, a história começa nos idos de 1973, quando James Gregory passa a ser o responsável por intermediar as correspondências e as visitas recebidas por Nelson Madela numa ilha prisional sul-africana. A aproximação do guarda racista com o negro ativista o faz rever seus preconceitos e passa a ser mais tolerante e, por vezes, cúmplice de Mandela. Por entender o dialeto falado por Mandela e seus aliados, obteve privilégios e sofreu discrimição por parte de muitas pessoas. O filme fala de uma história fantasticamente emotiva, mas não emociona. O filme não envolve e nos mantêm distantes da realidade apresentada. Mesmo as cenas mais sórdidas de humilhação são leves e pouco profundas. Não transmite nenhum sentimento. Nem piedade, nem raiva, nem simpatia, nem nada. É um filme frio contando uma história quente. A fotografia deixou muito a desejar, a direção também e a trilha sonora é imperceptível apesar de quase despontar bom gosto e originalidade. Enfim, o filme é um ótimo recurso didático para despertar algum interesse pela 'persona' que foi Mandela, mas ficou muito aquém do que o pernonagem representa. No final da contas vale a pena.

Saiba mais:
InterFilmes
Site Oficial
Adoro Cinema
Café na Política
Tenha o seu:
Fácil Baixar

8.3.09

Max Payne


O clima do game é perfeitamente transportado para o filme, mas não gostei muito do roteiro e da sua dinâmica. Tecnicamente não vi problemas. Direção, fotografia, trilha e efeitos visuais ótimos. A trama é que achei um pouco chata, mesmo assim aguardo ansioso pela sequência. Max teve sua esposa e filhos mortos covardemente. Agora deve investigar estranhos acontecimentos fatídicos que infelizmente o ligarão ao caso do assassinato de sua esposa. A história é meio truncada mas é legal.

Saiba mais:
InterFilmes
Site Oficial
Adoro Cinema
Tenha o seu:
XGoogle

Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito


Apresenta um certo ar poético em toda película. A história é pouco profunda deixando toda a densidade da narrativa para o que se diz dele (Bezerra de Menezes), ao invés de enfatizar o quê, propriamente, ele fazia. A tentativa de expôr toda a tragetória de sua biografia, desde o seu nascimento até sua morte, juntamente com seus papéis - social, polítivo e espiritual - ficou falível nos breves 76 minutos de filme. Portanto, ficou uma narrativa simples e rasa, apesar do texto rebuscado e culto. De positivo, digo que despertou o interesse por essa personalidade brasileira ainda pouco conhecida. Faltou maior ênfase na sua postura espírita, mas no todo é um bom filme. A direção ficou ótima, com a fotografia um pouco menos. O figurino trabalhou bem, assim como a sonorização e trilha. Minhas expectativas eram maiores, mas fico envaidadecido em saber que é uma realização de sucesso do meu ex-professor de cinema Joe Pimentel e da minha amiga a atriz Juliana Carvalho, que comoveu no papel de esposa do protagonista. Parabéns a todos pelo lindo trabalho!

Saiba mais:
Centro Espírita Bezerra de Menezes
Site Oficial
Adoro Cinema Brasileiro
Tenha o seu:
Yes Filmes

Arquivo X 2 - Eu Quero Acreditar


Longe de ser como os da série de tv, o filme enveredou para o caminho do 'suspense-aterrador-medicínico'. Dormi no filme, mas reprisei quando acordei. Pessoas estavam desaparecendo quando um ex-padre pedófilo começa a ter visões dos crimes. Para ajudar no estranho caso os ex-agentes do FBI Fox Mulder e Dana Scully são convidados. Aí fica aquela velha discussão do 'eu acredito duvidando' e o caso se resolve, mas não totalmente como esperavam. Gostava mais quando tema era 'alienígenas' ao invés de 'paranormais'. A direção é lerda, a trilha é tensa, a fotografia é ótima, o filme é 'marrom'*. O mais legal foi rever os mesmos atores protagonistas 10 anos mais velhos.
*Mais ou menos
Saiba mais:
CinePop
Site Oficial
Adoro Cinema
Tenha o seu:
DiHITT

Atrás das Linhas Inimigas


Um dos melhores filmes de guerra que já vi. Com uma direção impressionantemente criativa, original e inusitada. Uma trama dinâmica, cativante e envolvente. Fotografia de tirar o chapéu e trilha sonora eletrizante. O roteiro é simples e objetivo. Muito bem humorado e com seriedade na medida certa. É quase impecável. A história se passa durante a guerra entre Bósnia, Croácia e Sérvia. Um piloto da marinha está enfadado com a rotina do porta-aviões e resolve desistir da carreira militar. Então é enviado para uma última missão de reconhecimento quanto têm seu jato abatido por tropas rebeldes. Na impossibilidade de ser resgatado ele deve se dirigir até um local neutro onde possa sair com segurança. Mas até lá encontrará muitas surpresas. Filme incrível!

Saiba mais:
InterFilmes
Site Oficial
Adoro Cinema
Tenha o seu:
Loucos por Software

7.3.09

Conduta de Risco


Filme inteligente e envolvente. Suspence policial onde advogados, empresas e civis exibem confrontos de interesses. Onde advogados têm que enfrentar dilemas éticos e morais no exercício das funções de direito. Uma empresa comercializa produtos cancerígenos com a conivência dos diretores. O advogado da empresa descobre que ela colocou os produtos no mercado mesmo sabendo dos riscos tóxicos e resolve mudar de lado e ir contra os interesses da empresa e a favor da açaõ popular. Para evitar prejuízos maiores a empresa força uma negociação e manda matar os que se põem no caminho. Intrigante. Boa direção apesar de meio lerda. Fotografia ótima e trilha sonora compatível com o tema.

Saiba mais:
Omelete
Site Oficial
Adoro Cinema
Tenha o seu:
Baixe Turbo

Os Segredos dos Cinco Furiosos


Curta de animação contando o início dos treinamentos dos cinco furiosos. Engraçado, mas bem menos que o filme.

Saiba mais:
Judão
Cine Players
Tenha o seu:
Ponhando